22 agosto 2010

Domingo ... Se Fores à Missa !

Há 15 dias atrás, nesta mesma rúbrica, perguntava-me se o mal estaria em mim ou em São Lucas. Confesso que, mais uma vez, ao ler o evangelho de hoje, tive a veleidade de pensar que o mal estava no Evangelista. De novo, a mensagem de que só alguns se salvam; de novo a ideia de um administrador prepotente, um dono da casa julgador que decide quem entra e quem fica de fora. Ideias muito “pouco católicas”, diriamos nós, na verdadeira acepção da palavra !

Mas acho que desta vez consegui entender o que se espera de nós. O segredo está na palavra ESFORÇAI-VOS. Deus diz-nos que todos somos chamados à salvação, mas que este chamamento tem de ser acolhido por cada um de nós. E cada um de nós tem de se esforçar para o acolher. Não dá para vivermos a nossa vida numa simples rotina de sol que nasce, sol que se põe. Não dá para passarmos despercebidos ou ignorarmos os outros. Não dá para fazermos como a avestruz. Não dá para nos instalarmos e dormir o dia todo. Não dá para vivermos na inércia ou pasmaceira. Porque mesmo que cheguemos até à porta da casa, se não nos esforçarmos por entrar, iremos ficar de fora. E aí os últimos passam os primeiros.

Se eu quiser conhecer pessoalmente um famoso cantor e vou aos seus concertos todos e vou até à porta do seu camarim e vou à festa onde ele está, mas se não me puser na fila dos autógrafos ou se não bater à porta do camarim e insistir que me deixem entrar, tenho poucas hipóteses de o vir a conhecer e nenhuma hipótese de que ele me convide a entrar.

Também Deus espera que nos esforcemos para o conhecer, que vamos ao encontro d’Ele, que estejamos atentos quando ele se manifestar.

Domingo se fores à Missa .............. Fica Atento !

Maf


Evangelho segundo S.Lucas 13, 22-30

Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».

4 comentários:

Anónimo disse...

Que analogia tão gira, Maf! Um cantor famoso e Jesus Cristo. Super criativo. Mas claríssimo! Obrigada. pcp

JdB disse...

Ontem, por questões que não vêm ao caso, tive de ler três vezes o evangelho - para além de o ouvir uma quarta... fixei-o bem, portanto. E gosto de realçar a expressão "porta estreita". É o tal esforço de que você fala.

Anónimo disse...

Maf,
Excelente comentário!
fq

maf disse...

PCP, já imaginou se Jesus Cristo fosse uma personagem dos Morangos com Açucar? Lol.... quantos e quantos jovens da nossa sociedade não se tornariam fãs da sua doutrina? As analogias ajudam-me a compreender situações que, de outro modo, não alcançaria. Obrigada pelo comentário.
JB, que honra! O dono do estabelecimento a comentar um post meu. Obrigada. Sabe, joão, eu acredito que tudo nesta vida se consegue alcançar com esforço ... não com esforço escravizado, mas sim com esforço consentido e com sentido.
FQ, amigo, obrigada por me ler :-)

Acerca de mim

Arquivo do blogue