26 março 2019

Desejar ser

"A mais poderosa inclinação e o mais poderoso apetite do homem é desejar ser. Bem nos conhecia este natural o demónio, quando esta foi a primeira pedra sobre que fundou a ruína a nossos primeiros pais. A primeira coisa que lhe disse e que lhe prometeu foi que seriam: Eritis (Gén. 3,5), e este eritis, este sereis foi o que destruiu o mundo. Não está o erro em desejarem os homens ser, mas está em não desejarem ser o que importa. Uns desejam ser ricos, outros desejam ser nobres, outros desejam ser sábios, outros desejam ser poderosos, outros desejam ser conhecidos e afamados, e quase todos desejam tudo isto, e todos erram. Só uma coisa devem os homens desejar ser, que é ser santos. Assim emendou Deus o sereis do demónio com outro sereis, dizendo: Sancti eritis, quia Ego sanctus sum . O demónio disse: Sereis como Deus, sendo sábios; e Deus disse: Sereis como Deus, sendo santos. E vai tanto de um sereis a outro sereis, que o sereis do demónio não só nos tirou o ser como Deus, mas tirou-nos também o ser, porque nos tirou o ser santos, e o sereis de Deus, exortando-nos a ser santos, como ele é, não só nos restitui o ser como Deus, senão também o ser. Quando Moisés perguntou a Deus o que era, respondeu Deus definindo-se: Ego sum qui sum (Êx. 3,14): Eu sou o que sou — porque só Deus tem por essência o ser. Agora diz a todos os homens por boca do mesmo Moisés: Se sois tão amigos e tão ambiciosos de ser, sede santos, e sereis, porque tudo o que não é ser santo, é não ser. Sede rei, sede imperador, sede papa: se não sois santo, não sois nada. Pelo contrário, ainda que sejais a mais vil e mais desprezada criatura do mundo, se sois santo, sois tudo o que pode chegar a ser o maior e mais bem afortunado homem, porque sois como aquele que só é e só tem ser, que é Deus. Todo o outro ser, por maior que pareça, não é, porque vem a parar em não ser. Só o ser santo é o verdadeiro ser, porque é o que só é, e o que há-de permanecer por toda a eternidade."


Padre António Vieira

3 comentários:

Anónimo disse...

Poderá ser difícil de apreender. Mas um homem de superior inteligência será sempre difícil de entender pelos outros.
Uma npyável dissertação.
Obrigado
ea
Chiça que levei 7 minutos com a caca da captcha!

JdB disse...

ea,

Obrigado pela visita. Agradeço a educação de só dizer "chiça": eu, que sou o dono do estabelecimento, demorei o mesmo tempo a postar um comentário há uns dias. E talvez tenha dito pior... Não sei se posso desactivar essa "coisa", que me parece ser funcionalidade do sistema, para proteger de visitas indesejadas.

Não desista...

Anónimo disse...

Não sei se poderá desactivar essa coisa. Mas pode mudar algumas coisas.

Não usar o blogger. Há algumas empresas bem melhores.

Aceitar só comentários 'identificados'. Qualquer xico esperto arranja logo vários heterónimos... Mas isto controla-se com a ajuda de um bom amigo, sábio nestas coisas, registando de onde vêm as estórias e analisando-as.

Com algum trabalho extra e uma boa dose de esquizofrenia, até se saberá quando um qq presidente, ou servo deste, envia um bitaite.
Como é que se sabe quem são as pessoas, desde um desinfeliz 'abrantes', que trabalharam para apoiar um socrates???

Hoje, saqui, vai anónimo...
ea

Acerca de mim

Arquivo do blogue