03 dezembro 2020

Dos devaneios

Qual a relação entre a fosfolipídeo lecitina, o esperanto e o amor? O que une estas coisas aparentemente tão díspares e, para algumas pessoas, tão desconhecidas do seu quotidiano? Se toda a gente sabe o que é o amor, ainda que nem toda a gente o tenha vivido de forma gratificante e plena, nem todos saberão o que é aquela molécula (e também poderíamos falar da trietanolamina), que pode actuar como um surfactante ou o esperanto (uma língua inventada por um polaco que quis fazer dela a língua franca internacional).  

Eu explico. Aquilo que une as três coisas referidas acima é o facto de serem um emulsionante, isto é, permitirem a mistura de algo imiscível, ou seja, algo que não se mistura. Eu continuo a explicar: a fosfolipídeo lecitina é uma molécula existente no ovo e que permite que o azeite e o vinagre - líquidos imiscíveis - se misturem. O esperanto é uma língua que permite que duas pessoas que falam duas línguas totalmente diferentes - e por isso imiscíveis - se misturem. O amor é aquilo que permite que duas pessoas co feitios contraditórios - e por isso imiscíveis - se misturem. 

Olhar para a fosfolipídeo lecitina, para o esperanto e para o amor não é olhar para três conjuntos distintos, ou olhar para palavra ou conjuntos de palavras constantes num dicionário. Olhar para estas três coisas é ver que a natureza - humana ou gastronómica ou linguística - têm muito mais em comum do que possa pensar-se. Se as tirarmos uma parte da vida, tal como a conhecemos, não existe.

***

A experiência, mas também uma certa ocupação improdutiva de alguns tempos livres, levam-me a encontrar uma relação entre tudo, mesmo entre aquilo que parece não ter relação. O devaneio não é apenas o exercício de uma autoridade, a manifestação infantil da propriedade - este estabelecimento é meu e publico nele o que quiser - mas uma dose de criatividade mental que impede o cérebro de calcinar. Olho para o texto acima e questiono-me se estou a impedir a calcinação ou se já estou a vivê-la. Na verdade, o estabelecimento é meu.

JdB

1 comentário:

ACC disse...

ainda estou a rir!!!! só mesmo o JdB para encontrar estas relações espúrias. Magnífico

Acerca de mim

Arquivo do blogue