05 abril 2015

Domingo de Páscoa

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João (Jo 20, 1-9)
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo que Jesus amava e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos.


O Corpo do Ressuscitado

A arte cristã é mais feliz nas suas representações quando, ao tentar retratar a Ressurreição de Jesus, prefere traduzi-la através de uma grande luz, ou quando opta por deixar apenas uma sugestão do Ressuscitado, sem O materializar numa figura em tudo semelhante à quele Ele tinha antes da Ressureição. A Ressurreição de Jesus não é a reanimação de cadáver! É o acesso a essa vida plena em que Jesus, pela sua morte e pela sua Páscoa, nos introduzir também. A Ressurreição de Jesus é uma realidade que transcende os limites da matéria!
É Ele, o Cristo Ressuscitado, quem nos chama: não como um fantasma, mas como uma presença diferente que nós temos dificuldade, se não mesmo impossibilidade, de figurar adequadamente. Porque é já outra fase – última e definitiva – de uma existência em perfeição, à qual acedemos na medida em que também vamos fazendo nossa a experiência pascal de Cristo.
Podemos ir aprofundando o nosso conhecimento da Escritura e celebrara a Páscoa, hoje e em cada domingo, para que a nossa vida seja pascal e ressuscitada também.

D. Manuel Clemente (2014), O Evangelho e a Vida. Conversas no rádio no Dia do Senhor. Ano B. Cascais: Lucerna, 99-101.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue