15 setembro 2019

24º Domingo do Tempo Comum

EVANGELHO - Lc 15,1-32

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo,
os publicanos e os pecadores
aproximaram-se todos de Jesus, para O ouvirem.
Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo:
«Este homem acolhe os pecadores e come com eles».
Jesus disse-lhes então a seguinte parábola:
«Quem de vós, que possua cem ovelhas
e tenha perdido uma delas,
não deixa as outras noventa e nove no deserto,
para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar?
Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros
e, ao chegar a casa,
chama os amigos e vizinhos e diz-lhes:
'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida'.
Eu vos digo:
Assim haverá mais alegria no Céu
por um só pecador que se arrependa,
do que por noventa e nove justos,
que não precisam de arrependimento.
Ou então, qual é a mulher
que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma,
não acende uma lâmpada, varre a casa
e procura cuidadosamente a moeda até a encontrar?
Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz-lhes:
'Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida'.
Eu vos digo:
Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus
por um pecador que se arrependa».

1 comentário:

Anónimo disse...

Hoje, 17 de Setembro, comemora-se a morte de S. Bellarmino. Um cardeal e um cientista.
Aconselhou Galileo Galilei a ter juízo, na perspectiva de que «o que hoje afirmas poderá, amanhã ser demonstrado falso». Assim aconteceu com a teoria das marés de Galilei.
Galilei concordou com o conselho mas, mais tarde já morto Belarmino, disse que não o tinha dito (por escrito). Então, levou com a Inquisição em cima.
Aliás, quem mais execrou Galilei por má ciência foram os mestres da Sorbonne.

Acerca de mim

Arquivo do blogue