04 novembro 2021

Carta a um anjo


Foi hoje, mas há 20 anos.

É atribuída a Virgina Woolf a ideia de que nada aconteceu, na verdade, até ser descrito ou registado. Talvez por isso eu tenha decidido encimar a minha carta com esta imagem do relatório anual da Childhood Cancer International, organização onde estou de alma e coração. Quem aparece na capa tem uma personalidade registada, com uma doença descrita. Existe, portanto. 

Conheci a criança que está na capa a poucos dias de fazer um ano, a poucos dias de ser diagnosticada com um neuroblastoma. Tal como referi no meu texto de abertura, talvez a cabeça careca e os olhos sorridentes sejam uma metáfora para a forma como vivemos estes dramas: com um sentimento de desafio e esperança. Conheço a C., os pais, avós, tios e primos. Do M. só conheço uns avós; de outro M. só conheço o pai; da L. não conheço ninguém... Estes três casos, que me tocam mais de perto, estão na fotografia da capa, a fotografia da C. Não os conheço mas têm uma existência real, descrita, chorada tantas vezes. Neles, como em tantos outros, o desafio e a esperança vêm com proporções desiguais, sempre injustas, porque não devia haver desafio. O desafio de uns pais é amarem e educarem os filhos, não ensaiarem despedidas ou adquirirem um vocabulário médico para o qual o nosso coração não está preparado.

O pai do M., com quem falo há meses e que só vi uma vez, num fio de tarde choroso e difícil para os dois, está a despedir-se do filho que tem 11 anos; os pais da L, que não conheço, vão ter de despedir-se da filha que tem 11 anos, mas ainda não é o tempo para eles.  Qual é o tempo para nos despedirmos de um filho? Qual é o vocabulário certo para dizer a um Pai para se despedir de um filho?

Há casos que me tocam mais, e não sei se sei porquê. É o caso do M. e do pai, que eu conheci porque alguém conhecia alguém que conhecia alguém... O caso toca-me, repito. Não porque me reveja nas semelhanças (nada é igual a nada) mas porque imagino (e só posso mesmo imaginar, porque ninguém é igual a ninguém) o que é despedirmo-nos de um filho de 11 anos: despedirmo-nos hoje, amanhã, depois de amanhã, para a semana, de todas as vezes que o vemos, lhe damos um beijo ou atiramos meigamente uma bola, porque tudo - a força como que se atira e a força com que se recebe - já enfraqueceu. Despedimo-nos sem limite de vezes ou de tempo porque, como diz a Bíblia, não sabemos quando. Vigiamos, não porque alguém surgirá, mas porque alguém partirá.

Um dia receberei uma mensagem ou um telefonema e não será por bons motivos. Será o M., cujo caso acompanhei comovido e (quase) mudo, como nos versos de Sebastião da Gama, mas sem sonho. Será a L., para quem me pediram que falasse com alguém em Paris, porque ainda não era chegada a hora para a mãe. Os olhos da C, que me fitam sorridentes e orientais, mantêm a ideia de desafio e esperança. Nuns casos, o desafio da continuidade; noutros casos a esperança de que se consiga construir uma história, porque só assim o drama será suportável. 

J, em nome de todos os que te lembram, também tu protagonista de desafio e esperança.

2 comentários:

Anónimo disse...

Interpelado me senti. O seu anjo será o motivo, a causa, de eu consultar quase todos os dias o seu blogue.
Abraço de estima e de profundo respeito,
do eao

JdB disse...

Obrigado, eao

Nuns anos o 4 de Novembro é celebrado neste estabelecimento com um toque mais esperançoso, noutros anos o tom é mais prostrado. 2021 é ano de mais tristeza; talvez pelos casos com que me confronto, talvez porque seja uma altura de menor resistência anímica.

Volte sempre, que noutros dias haverá mais alegria.

JdB

Acerca de mim

Arquivo do blogue