10 agosto 2022

Músicas dos dias que correm

 

5 comentários:

Anónimo disse...

Creio que já sabe do que "a casa gasta".
Há um génio que engendrou um programa que nos faz ver uma música.
Nos casos de JS Bach (de quem gosto sem limites) até me fez perceber melhor muitas das suas obras.
Aqui vai o link do site: https://www.youtube.com/c/smalin/featured

Abraço

Anónimo disse...

Claro: cadelas apressadas parem filhos cegos... Enviei o link geral.
Para a Tocata & Fuga in d é: https://www.youtube.com/watch?v=ipzR9bhei_o

Abraço

Anónimo disse...

Para mim isto é contágio. A Tocata & Fuga in d em órgão pelo jovem Gert van Hoef (nascido em 1994) há 9 anos. Das melhores interpretações que já ouvi. Creio que J.S. Bach tocaria assim...
Procure Gert van Hoef no youtube. Acredito que concordará comigo.

Abraço

JdB disse...

Anónimo,

Vou presumir que os três comentários são da mesma pessoa. Antes de mais nada, obrigado pela visita.

Não sou musicólogo, sou apenas uma pessoa que gosta de música. Não sei ler uma pauta, não sei tocar um instrumento. Percebo - porque lá fui ver - o que me diz da representação gráfica da Tocata & Fuga. Aprende-se muito, de facto.

Não sou um adepto incondicional de orgão (sou, sim, de Bach) mas a Tocata & Fuga é uma obra superior que, bem tocada, pode ser interpretada em (quase) todos os instrumentos. Devo confessar que antes da versão original talvez tenha tido conhecimento da peça através do Jacques Loussier, já lá vão quase 50 anos.

Quanto à qualidade da interpretação, não tenho conhecimentos suficientes, pelo que seria presunção balofa da minha parte opinar. Vou confiar em si e no gosto com que ouvi a interpretação.

Não é muito eu fácil tocar o céu a ouvir música. Acontece-me com algumas obras corais religiosas, nomeadamente partes das "paixões" de Bach.

Anónimo disse...

JdB, o anónimo é o mesmo. Daí que a doideira é a mesma. Apesar de ter tido lições a sério, nunca soube ler nem escrever uma pauta. É tudo de ouvido, como eu sinto. Para o tranquilizar, gosto do que gosto e detesto o que não gosto.

Para comparação envio dois links da Dance Macabre de Camille Saint-Saëns. Uma sonoridade esquisita... Ambas tocadas por polacos.
Uma segundo as regras clássicas: https://www.youtube.com/watch?v=ytpqcJ1IfoA
Uma baseada em orquestra de percussão: https://www.youtube.com/watch?v=qNMzBnuBC6Y

Abraço

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