03 maio 2009

4º Domingo da Páscoa

Hoje é Domingo, e eu não esqueço a minha condição de Católico. Mas hoje é, igualmente, o Dia da Mãe, pelo que relembro a minha condição de filho.

O meu post de hoje vai recheado de lembranças e homenagens. Em primeiro lugar segue a minha própria Mãe, por tudo o que me ensinou. Lembro-me, também, de todas as minhas amigas que tiveram a alegria da maternidade, seja ela biológica ou não, que abdicaram do seu sossego, conforto, comodidade para se entregarem a algo maior. Não esqueço as que se preparam para ser mães, desejando que encontrem nesse estado mais ou menos próximo uma alegria imensa, uma responsabilidade forte, um desafio quase transcendente.

Lembro as mães alegres, a quem a sorte e o esforço deram filhos saudáveis, equilibrados, encarreirados na vida correcta que escolheram seguir. Mas também, e sobretudo, as sofridas, que viram os seus filhos seguir caminhos incertos e dolorosos e que choraram com a doença, as fragilidades, mas, também, o desinteresse. Por todos os motivos, as que viram os seus filhos partir, vítimas de um mundo nem sempre justo.

Numa dimensão mais pessoal, lembro a condição de filhos dos meus próprios filhos e estou certo de que aquilo em que se tornaram é fruto de um trabalho conjunto e difícil, imperfeito mas esforçado, onde o papel de uma Mãe se reveste sempre de uma importância vital.

Bom Dia da Mãe

JdB

3 comentários:

cris disse...

JdB,

Neste dia em especial e na minha condição de Mãe, digo:
A Maternidade é a experiência mais emocionante que se pode ter na vida.
Ser Mãe é como passar a pertencer a uma "Mafia" femenina.
Ser Mãe, é estar dentro de uma espiral de sentimentos, num turbilhão de inseguranças e medos.
Ser Mãe, às vezes é o saber quebrar ciclos.
Ser Mãe, é achar que as filhas baratinhas, são gazelas, e vão fazer a diferença no mundo.
Sou uma Mãe feliz.
Obrigada meus filhos.
Obrigada minha Avó, pelos ensinamentos que deu à minha Mãe.

JdB disse...

Cris: obrigado pela sua visita. Ser Mãe é tudo isso que disse, mais tudo aquilo que disserem todas as mães felizes, sofridas, esperançadas, desalentadas, confiantes.
Parabéns aos seus filhos por terem (pelo menos) três gerações de mães por trás deles, três gerações de esforços, imperfeições, sucessos, desânimos. Mas, estou certo, três gerações de amor.

maf disse...

O meu Dia da Mãe, este ano, foi muito especial; foi o culminar de 3 dias de caminhada em direcção a Fátima. Porque tenho as minhas duas Mães no Céu, foi fácil rezar e entregar-me às duas sem grandes correrias (aliás, o estado precário dos meus pés não permitiriam grandes correrias, lol ). Mas digo-vos, amigos bloggers, entrar no Santuário, após 3 dias de caminhada, num grupo de 500 peregrinos que, em conjunto, se consagram à Mãe do Céu é algo que não se consegue explicar.
Considero-me uma Mãe feliz, mas também uma Mãe sofrida. Quem não sofre por Amor ? A todas as Mães aqui fica um abraço apertado e cúmplice :-)

Acerca de mim

Arquivo do blogue