01 setembro 2009

Poemas dos dias que correm

Foi um Momento

Foi um momento
O em que pousaste
Sobre o meu braço,
Num movimento
Mais de cansaço
Que pensamento,
A tua mão
E a retiraste.
Senti ou não ?

Não sei. Mas lembro
E sinto ainda
Qualquer memória
Fixa e corpórea
Onde pousaste
A mão que teve
Qualquer sentido
Incompreendido.
Mas tão de leve!...

Tudo isto é nada,
Mas numa estrada
Como é a vida
Há muita coisa

Incompreendida...

Sei eu se quando
A tua mão
Senti pousando
‘Sobre o meu braço,
E um pouco, um pouco,
No coração,
Não houve um ritmo
Novo no espaço?
Como se tu,
Sem o querer,
Em mim tocasses
Para dizer
Qualquer mistério,
Súbito e etéreo,
Que nem soubesses
Que tinha ser.

Assim a brisa
Nos ramos diz
Sem o saber
Uma imprecisa
Coisa feliz.

Fernando Pessoa, in "Cancioneiro"

10 comentários:

Anónimo disse...

Fernando Pessoa ou gi??... pcp

Anónimo disse...

A partir de um cibercafé algures no Atlântico, digamos apenas que nunca pensei ver o meu nome na mesma frase que o Senhor Pessoa. Só pode ser 'blague' irónica ou amável ;-)..

Flores açoreanas,

gi.

maf_de_volta disse...

concordo pcp ... quando comecei a ler também pensei que pudesse ser gi, não fora o dia da semana em que este post saiu.
flores açoreanas ???? gi, não o sabia das ilhas !
beijos

Anónimo disse...

my dear maf_de_volta,

e não me sabia muito bem! não sou das ilhas; estava nas ilhas, num périplo turístico!

obrigado pelas palavras de apreço.

flores (já de volta à capital do pequeno império),


gi.

Anónimo disse...

foi a primeira vez que fiquei desapontada por ver esta assinatura.
e acredito, porque o dono do estabelecimento não é para estas brincadeiras.

Anónimo disse...

A título excepcional e apesar de não me dizer respeito directamente: será que este último comentário se refere à, legítima, dúvida (que também me assalta): este poema será mesmo de Fernando Pessoa?
Um esclarecimento adicional:
percebo uma ou outra semelhança formal, e até de conteúdo, com algumas coisas que escrevo, mas, garanto, neste caso concreto, estou.. inocente ;-).

Em todo o caso: é bom que a poesia, mesmo que através de 'side effects', nos faça falar sobre ela. Bom sinal, penso eu, com optimismo e alguma candura.

Flores,

gi.

Anónimo disse...

é irrelevante, caro watson.

não é seu..e queríamos que fosse.
(e sentimos como sendo!)

e isso...basta-nos.

Anónimo disse...

tá a ver, gi? tantas "flores" à sua volta, deliciadas com as suas palavras ... a sua responsabilidade enquanto escritor está a aumentar, não nos defraude, se faz favor .... pcp

Anónimo disse...

;)

não sinta essa pressão , 'deixe-se fielmente acontecer'.

mas a pcp tem razão...vá semeando, vá regando...quem sabe não sai ' o tal livro' em 2010 ...

e flores, pro seu jardim.

(e não se incomode connosco, ficamos em silêncio... quietinhas e caladinhas (se é possível) ... à sua espera.)

Anónimo disse...

mas quanta gentileza..

(ainda acabo com um rubor grato na face).

vamos ver o que a vida traz. e o que nós somos capazes de lhe acrescentar..

flores sensibilizadas,


gi.

Acerca de mim

Arquivo do blogue