03 outubro 2010

Domingo….. Se Fores à Missa !

O Evangelho de hoje fala-nos de fé. A fé, base de toda a vocação cristã. A fé que move montanhas, que salva, cura e ressuscita. A fé que se aprende na Catequese. A fé que se apreende ao longo da vida. A fé que se sente e se experimenta. A Fé é um dom que se recebe, não se compra! Se eu tivesse que a definir, diria que a verdadeira fé é simplesmente ‘não duvidar’, é aceitar sem pôr em causa. Por isso se torna tão difícil manter a fé. Como cristã e católica, a fé sempre me acompanhou. Às vezes porque estava cheia dela, às vezes porque duvidava da sua própria existência. Quando crianças, todos nós temos imensa fé; basta que os nossos pais nos digam para fazer isto ou aquilo e nós fazemos, sem questionar. Á medida que crescemos, vamos tendo o nosso próprio mundo, vamos criando as nossas próprias ideias e chega a hora em que pomos tudo em causa, que questionamos tudo. Acho que todos passamos por essa fase. Mais tarde, com maior ou menor esforço, lá conseguimos recuperar a fé de volta, mas (acho eu !) nunca da mesma forma.

Hoje em dia e apesar de dizer com toda a naturalidade “tenho fé”, sei que a única coisa em que realmente tenho fé é no Amor de Deus por cada um de nós. No resto, dou por mim a colocar dúvidas, a questionar certos dogmas, a contrariar costumes, a criticar regras e normas. Tudo o resto – a igreja, as orações, as leituras, os movimentos, os sacramentos – são obras feitas pelo homem, para louvar a Deus, é certo, mas não deixam de ser feitas pelo homem. Aceito-as, porque fazem parte da religião que pratico e acredito que através delas posso alimentar o espírito, mas na realidade não tenho ‘verdadeira fé’ nessas obras. Acredito nelas, acato-as, pratico-as, sim, mas lá no fundo há sempre uma qualquer dúvida, há sempre uma sombra que tolda e que teima em sussurrar: “E se isto for tudo invenção?” Agarro-me, portanto, à única coisa sobre a qual não paira qualquer dúvida, qualquer sombra: que Deus nos ama incondicional-mente a cada um de nós, individualmente.

Domingo, Se fores à Missa ……………… Não Duvides !

Maf

EVANGELHO Lc 17, 5-10

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela obedecer-vos-ia. Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: ‘Vem depressa sentar-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, até que eu tenha comido e bebido. Depois comerás e beberás tu’?. Terá de agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos: fizemos o que devíamos fazer’.


Palavra da salvação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Maf,
Acreditar, estar convicto de realidades que não vemos. Nada fácil, até S. Paulo ou S. Tomé duvidaram.
Gosto sempre de a ler.
fq

Anónimo disse...

Adoro a forma como desconstrói as leituras de Domingo. Sempre duma maneira profundamente crente e profundamente humana, cheia de humildade e honestidade. Gosto sempre de a ler, como diz fq. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue