27 outubro 2010

Moleskine

Hotel. Reunião, em representação da Acreditar, no conselho de curadores da Fundação Osório de Castro, uma IPSS que tem como missão o apoio e a protecção das crianças com cancro e a promoção do seu bem-estar físico e emocional. O encontro decorreu no Inspira Santa Marta Hotel localizado na rua com o mesmo nome. Curiosidade: a água servida no hotel é tratada internamente e a venda reverte para a Pump Aid, uma organização que ajuda à construção de poços em África. Dúvida de quem tem pouco em que pensar: devemos beber muita água porque faz bem à saúde ou devemos ser parcimoniosos, porque é um bem escasso e finito?

Snobice (I). Fulano era um homem educado, sabia como se falava com um príncipe e com um cavador. Mas Beltrano era um homem fino porque, quando falava com o cavador, este sentia-se um príncipe.

Snobice (II). Sei com quem se terá passado a história, mas para o caso é irrelevante. Conta-se que há algumas gerações terão encontrado um fidalgo num lugar menor no teatro S. Carlos. O senhor aqui, neste lugar? Mas não pode ser... Bem vê, a sua condição social, ter-lhe-á dito alguém pressuroso. O fidalgo respondeu: onde eu estou é sempre um camarote de 1ª ordem. Ou também, por outras palavras, nem sempre é o trabalho que dignifica o Homem, mas a sua inversa.

Música. No momento em que escrevo faço futurologia, mas quando os fieis visitantes me lerem já é um acontecimento passado. 3ªfeira, 22 horas, no Teatro Villaret, concerto de lançamento do primeiro disco de Teresa Lopes Alves. Já ouvi o suficiente para ter a certeza que vou gostar. Infelizmente ainda não há vídeos disponíveis para partilhar. Estarei atento, asseguro-vos. Da internet: as referências de Teresa Lopes Alves vão do fado ao jazz vocal clássico, passando pela música ligeira portuguesa e pela música popular brasileira. "Reflexo" é a definição do que se passa em palco e que reflecte a cantora como ela é. Clássicos como "Saudades do Brasil Em Portugal", "Meu Limão de Amargura" e novas canções como "Carta do Fundo do Mar" ou "A Coisa Mais Bonita do Mundo" merecem uma atenção especial.

Almoço. Foi o fim da minha vida profissional, tal como ela se desenhava no final de 2006, que permitiu esta amizade. Encontramo-nos volta e meia, conversamos volta e meia, recebi seguramente mais do que dei. Separa-nos quase meia geração, e a sua cultura do que hoje em dia se faz no campo da música e da poesia faz crescer em mim a certeza de que sou, cada vez mais, um repositório de informação inútil. É por isso que não falamos desses temas, porque ele poupa-me ao embaraço... Conversamos sobre estados de alma, sobre o encanto que pode ser viver com bastante menos do que aquilo que se tinha há uns anos, o gosto que é ambicionar pouco mais do que a serenidade, o desejo do caminho luminoso e isento de conflitos, o desinteresse por um estatuto que por vezes pouco interessa e nada revela. Questionei-me alto se este despojo seria a dimensão da sabedoria ou o prenúncio da morte. Citou-me L. M. Van der Rohe, o pai (ou um dos?) do design minimalista: less is more. Na arquitectura como na vida...

JdB

4 comentários:

Ana LA disse...

Bom dia JdB.
Mais salpicos e desta vez molhados. A pump Aid sabe bem o que é escasso. Escasso quando não chove, escasso quando não há sistema de recolha de água que abasteçam aldeias imensas, escasso quando gastamos no nosso duche matinal, aquilo que família tem para beber durante uma semana inteira.
Quanto ao concerto da Teresa, correu, correu bem, mas a minha apreciação é totalmente tendenciosa e enviesada, pelo que deixo o reparo para os outros.
Bom dia sempre.

Anónimo disse...

Almoço - Perfeito! pcp

Anónimo disse...

Aprendi com um 'mestre' que bem merece o seu nome grafado com o moderno 'caps lock': 'doutores' (ou 'engenheiros..) há muitos; 'senhores' há poucos.
Senhor JdB: um abraço e o 'silêncio' grato, de quem e para quem sabe que o 'silêncio' é, por vezes, sinal do mais fundo apreço.
Um abraço amigo,

gi.

Anónimo disse...

Música - não estive presente, com pena minha. Espero que tenha corrido bem! Comprarei o disco.
fq

Acerca de mim

Arquivo do blogue