09 dezembro 2012

Domingo, Se Fores à Missa!

Hoje é o 2º Domingo do Advento, tempo de preparação para a vinda de Cristo e o Evangelho fala-nos disso mesmo, ensina-nos a prepararmo-nos para o Natal, dando como exemplo a atitude de João Baptista que percorreu toda a zona do rio Jordão pregando e baptizando. Ele sabia que Cristo viria e que o trabalho de Cristo iria ser mais importante e mais eficaz que o dele. No entanto, ele não baixou os braços, não “se encostou”.  Quantas vezes nós pensamos que, porque o nosso trabalho ou a nossa pequenina ajuda não vai fazer grande diferença na fome em África, então não vale a pena fazer nada!

Um cristão não pode fugir para o deserto, alheando-se dos graves problemas do nosso tempo, como a fome, a falta de cultura ou a injustiça, pois Cristo espera  que todos nós sejamos Seus colaboradores na Sua obra da criação, contribuindo, com todas as suas forças para a construção de um mundo melhor. Nós, cristãos, devemos ser pincéis nas mãos de Deus, ferramentas através das quais  Ele vai construindo a sua obra. Um cristão deve manter sempre a espiritualidade do deserto e a fé em Deus. 

«Se os cristãos perdessem o sentido da conversão a Deus, o cristianismo que testemunham, não apresentaria senão o aspecto dum humanismo entre outros e ver-se-ia privado de toda a densidade propriamente religiosa». (Thiery Maertens).

A última frase do evangelho “e toda a criatura verá a salvação de Deus” é uma mensagem de esperança.  Deus existe para todas as criaturas. Cabe-nos a nós procurá-lo e acolhê-lo no nosso coração.

Domingo, Se Fores à Missa …… Acolhe Cristo em ti !

Maf


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 

No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um baptismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’». 

Palavra da salvação.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue