26 dezembro 2012

Um Homem

               José Mujica - Presidente do Uruguai


Após ouvir a intervenção de José  Mujica, actual  Presidente do Uruguai, proferida no Brasil quando da tomada de posse da Presidência rotativa da Mercosul (Mercado Comum do Sul),  apercebi-me  de que estava em presença de um Homem que recitava, não um discurso vulgar, mas sim, uma corajosa Homília de Verdade. Habituado a ouvir promessas e baboseiras, a minha alma pasmou!

Na juventude,  guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros, preso 14 anos por actividades terroristas, o Presidente José Mujica, que se diz  ateu (?), no seu discurso em perfeita comunhão com princípios Cristãos, mostrou ser  Homem de Bondade.  Ao afirmar que o homem não controla, mas sim,  é controlado pela Globalização, bem merecia receber o Prémio Nobel da Paz, ou talvez o Prémio Nobel da Verdade!!

Nascido em 1935, de profissão agricultor, humildemente vive numa casa modesta numa pequena fazenda perto de Montevideu. Vendendo ele próprio no Mercado local  os produtos hortícolas que a sua quinta produz, e que segundo diz lhe basta para o sustento da família, entrega mensalmente 90% do seu salário como Presidente do Uruguai a carenciados e a ONGs (Organização Não Governamental Contra a Pobreza)!



Ao ler os dados biográficos deste politico, recordei os percursos de Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, de Luther King e tantos outros. Se bem que diferentes nas acções e no carácter, têm em comum a tenacidade e o objectivo.  

Acredito que estes  homens controversos, de  vida  sinuosa, alguns a pisar as raias do "crime",  ao contrário dos oportunistas que vivem da política, sejam sinceros.

                   O caminho e a experiencia moldou-lhes o carácter, a idade deu-lhes o senso.
                   A bondade encoberta, que neles sempre existiu, revelou-se! 

FMCN (Natal 2012)

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue