21 abril 2013

4º Domingo do Tempo Pascal

Hoje é Domingo, e eu não esqueço a minha condição de católico.

Jantámos os dois um dia desta semana. Depois vieram à conversa expressões como introspecção, viagens interiores, olhares para dentro de si próprio. E como fizeste?, perguntou-me. A resposta foi breve - e espero que elucidativa: falando com pessoas; ouvindo pessoas; aqui e ali chorando à frente de pessoas. Depois lembrei-me dos vários interlocutores que fui encontrando pelo caminho e que me ouviram, me falaram e assistiram às minhas sensibilidades.

Hoje celebramos o domingo do Bom Pastor. Deixo aqui o texto que sairá no boletim da paróquia de Santo António. Mas antes quero lembrar-me, eu próprio, do meu actual prior, que antes de o ser já me ouvia e me falava e me assistia nas sensibilidades. Devo-lhe muito e, quem me conhece melhor, sabe do que falo. 

Bom Domingo para todos.

JdB

***

O Bom Pastor

Celebramos hoje o Domingo do Bom Pastor.
Lembramos hoje o Pastor de todos os pastores, que é Jesus Cristo. Mas lembramos hoje, de forma muito especial, o nosso próprio pastor, aquele que está mais próximo de nós, que nos conduz, nos orienta – mas que também nos desafia. Lembramos hoje o nosso Prior.
As palavras da bíblia falam no pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Mesmo que a expressão não deva ser tomada à letra, contamos que o nosso pastor tenha disponibilidade, se entregue de alma e coração, seja sensível ao ritmo ao seu rebanho. É isso que esperamos dele, mais tudo aquilo que cada um de nós espera.
Do rebanho, que não vive só de expectativas, se espera que oiça, interiorize, medite, actue. Do rebanho espera-se, essencialmente, que siga o seu pastor. E também que se ponha em volta dele, porque um rebanho que segue junto perdura pelos anos afora.
A letra deste texto é de quem o escreve. O espírito, esse, tenta resumir o espírito do rebanho. E se a fantasia nos deixasse imaginar que falaríamos a uma só voz talvez houvesse expressões uníssonas: agradecimento pela disponibilidade, pelo desafio, pela inspiração, pela sensibilidade, pela presença. Agradecimento por existir, no fundo, no meio de nós.
Hoje é dia (também) de rezar pelo nosso pastor, sabendo que ele rezará sempre pelo seu rebanho.  

  
***

EVANGELHO – Jo 10,27-30
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus:
«As minhas ovelhas escutam a minha voz.
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.
Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer
e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos
e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um só».

1 comentário:

arit netoj disse...

Venho juntar a minha à sua voz e dar Graças por este Pastor.
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue