24 abril 2013

Diário de uma astróloga – [50] –24 de Abril de 2013


Apreciar, gozar, desfrutar

No México ouvi pela primeira vez a frase “que disfrutes”. Mais tarde ouvi-a também noutros países da América Latina e em Porto Rico. É uma frase de despedida, equivalente ao nosso “até qualquer dia” ou ao brasileiro “passar bem”. O “have a nice day” americano, se bem que dentro do mesmo espírito, tornou-se uma expressão automática com pouco conteúdo. Além disso, há uma enorme diferença entre o insípido nice e o intenso disfrutar antecedido do pronome. A intenção de quem a diz é a de desejar ao interlocutor uma experiência de prazer, de apreciação positiva do que virá a acontecer durante o dia.

Não vou debater porque é que esta expressão é utilizada, mas penso que os latino-americanos se sentem livres, quase na obrigação de gozar a vida. Por uma questão de educação ou de religião, a necessidade de satisfazer um prazer é contrariada noutras culturas. No mundo anglo-saxónico dos Puritanos é mesmo condenada.

Como o Sol entrou no signo de Touro na noite de 19 para 20 de Abril, é o momento apropriado para falar em apreciar, gozar, desfrutar.

Touro é o segundo signo do zodíaco a seguir a Carneiro, o primeiro signo de Terra e o primeiro signo fixo. A sua principal necessidade é a de estabilidade e segurança. Por isso, o Touro não gosta de mudanças nem de precipitações. Dá-se bem no mundo material, prático, actuando com calma e persistência. Está associado a questões de dinheiro porque parte da estabilidade e da segurança no mundo actual estão relacionadas com recursos financeiros.

Mas há outra faceta de Touro de que se fala menos relacionada com o nosso corpo, com a sensualidade, com a apreciação do prazer que os sentidos nos proporcionam. O prazer de ouvir uma música bonita, ou um pássaro a chilrear, o prazer de cheirar um bebé logo a seguir ao banho, o prazer de beber uma cervejinha bem fresca num dia de calor, o prazer de ver uma paisagem magnífica e o prazer que uma carícia proporciona. Atenção! Em Touro fala-se de sensualidade e não de sexualidade que em termos astrológicos está sob Escorpião. 

Da mesma maneira que em Carneiro deve haver uma agressividade saudável, aquela que nos permite ser autónomos, independentes, capazes de enfrentar desafios, de nos defendermos de quem nos ataca, em Touro deve haver uma sensualidade saudável, o reconhecimento de que temos um corpo dotado de Visão, Audição, Olfacto, Paladar e Tacto o qual temos que desfrutar para um bom equilíbrio físico e psicológico. Com conta, peso e medida, porque da mesma maneira que agressividade excessiva é uma expressão negativa de Carneiro, o hedonismo é uma expressão negativa de Touro.

Os cinco sentidos  - Hans Makart (1872-79)

O signo de Touro é regido por Vénus e quem tem no seu tema Vénus em Touro está mais bem equipado para apreciar o prazer que os sentidos nos proporcionam. O pintor austríaco Hans Makart ,autor destas sensualíssimas protagonistas dos cinco sentidos, tinha evidentemente a sua Vénus natal em Touro. Eu também tenho Vénus em Touro e talvez por isso aprecio tanto a frase “que disfrutes”. 


Nesta época de grande instabilidade politica, financeira, ambiental, é difícil contentar o desejo de segurança do Touro. Mas todos nós, com a ajuda de Sol em Touro, podemos este mês ser um bocadinho mais Touros e conscientemente desfrutar… o café da manhã, o toque da mão da pessoa amada, o cheiro e a beleza das glicínias em flor, o rumor da chuva a bater na janela, mas, sobretudo, o facto de estarmos com os pés assentes na Terra.

Luiza Azancot

1 comentário:

ACC disse...

Bom dia minha querida amiga,

Ui que desafio.
Desfrute, sensualidade, gozar a vida.
Finalmente chegou o sol, mas a pressão continua. Talvez juntando a luz do dia à energia gerada pela fricção dos neurónios uns contra os outros, consiga um momento de desfrute em frente de uma "loira" sem álcool bem fresquinha.
Só isso, porque a outra faceta do Touro não deixa.

Acerca de mim

Arquivo do blogue