01 abril 2013

A partícula de Deus

A Física Moderna nasce no século XX com os trabalhos dos alemães  Max Plank (1858-1947) e Albert Einstein (1879-1955) e do dinamarquês Niels Bohr (1885-1962), em relação á Teoria Quântica e com a  Teoria da Relatividade de Einstein (1905).




A Teoria da Relatividade explica tudo o que seja maior que um átomo, a Mecânica Quântica o mundo interior das partículas subatómicas. Ao tentar unificar as duas Teorias, Einstein verifica haver uma incompatibilidade! Sucessores ao continuarem o seu trabalho,  tem como resultado a Teoria das Cordas, que diz: as partículas subatómicas podem ser divididas e se o fizessem  apareceriam filamentos como cordas, de comprimentos e vibrações variáveis! Além de unir as Teorias anteriores, a Teoria das Cordas, explica em simultâneo as quatro forças fundamentais: eletromagnetismo, gravidade, força nuclear forte e força nuclear fraca. Uma das premissas desta Teoria é a existência de onze dimensões (!), contando com as quatro que já conhecemos, três de espaço e uma de tempo.                                                                                                 


O Big Bang, explosão do "átomo primordial" que provavelmente terá vindo de um Universo paralelo (?) por "efeito de dominó"  dá origem á  formação do Universo.  

Em 1964 em teoria, o britânico Peter Higgs (1929-) imagina que as partículas formadas no Big Bang são todas iguais e sem massa e que após o arrefecimento se formou um campo de força  invisível, "Campo de Higgs", feito de partículas subatómicas chamadas  Bosons.  Campo que permanece no Cosmos e que através dos Bosões dá massa às partículas que com ele interajam. Tanta, quanto maior for a interação. Partículas que não interajam ficam sem massa!  

Esta partícula subatómica (Partícula de Deus), era o dado que faltava para explicar a "teoria da interação de forças do universo", de como os elementos e a matéria criavam massa!

O Bosão de Higgs completa assim, os elementos essenciais do chamado "Modelo do Padrão da Física".  Modelo concebido por Albert Einstein  e seus colaboradores.

Com os modernos Aceleradores de Partículas (LHC), a partir de 2008 a faixa energética que procura o Bosão vem-se estreitando. Em 2011 tudo indica ser possível a sua existência.   Em 4 Julho de 2012 os físicos descobrem uma partícula que poderia ser o Bosão de Higgs.

A 14 de Março de 2013, ao fim de 50 anos de investigação, os cientistas da CERN (Centro Europeu de Pesquizas Nucleares) sob a direcção de Rolf-Dieter Heuer (nascido na Alemanha em  1948),  "anunciam que a analise indica que o  Bóson de Higgs foi encontrado".

"O Bosão de Higgs é o ingrediente chave em um cálculo que pronuncia o futuro do espaço e do tempo"!!   Com  esta Partícula os Cientistas ficaram mais próximos de Deus!

FMCN 
19.03.2013

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue