06 março 2014

"Descobertas"

Ao relatar com dobrado entusiasmo o golo metido de calcanhar ou o sucesso tido por  português a cultivar batata doce na Califórnia, a televisão  esquece de noticiar o aparecimento de mais uma prova de que a Austrália foi descoberta por portugueses ou que o "Livro da Montaria" escrito por  D. João I  foi agora descoberto na Galiza!

Tesouro da Literatura Portuguesa há muito perdido, o "Livro da Montaria" foi  achado no Arquivo Histórico Provincial de Lugo por duas investigadoras. Ao que julgamos, o livro poderá ter um relativo interesse para a Galiza. Se assim for,  por compra ou  troca, devia entrar na Biblioteca Nacional de Lisboa.  Alem de engrandecer o património, o seu regresso  seria uma homenagem ao Rei, que ao vencer os castelhanos em Aljubarrota na companhia do Santo Condestável  D. Nuno Álvares Pereira, firmou  a  Independência de Portugal!    

Celebrando-se em 2015 os 600 anos da conquista de Ceuta, marca simbólica do inicio da Epopeia Portuguesa, esta aquisição será tida como uma obrigação!    

As dificuldades financeiras impedem a sua possível compra. Mas imperdoável seria,  se não se tentasse fazer uma troca.  Porque não, um Miró?  


Como exemplo, temos no Museu de Arte Antiga um retrato do século XV (pintado sobre madeira) representando D. João I, que em 1952 foi adquirido ao Kunsthistorisches  Museum de Viena de Áustria,  pelo Governo do Dr. Salazar.


O aparecimento em Darwin, na costa norte da Austrália, de um Canhão de Berço usado pelos portugueses no século XVI, assim chamado devido ao "feitio do encaixe na culatra",  prova  terem sido os portugueses os primeiros a chegar.  

Um "Livro de Orações" português do século XVI comprado pela "Galeria Les Enluminures"  de Nova Iorque,  apresenta  dentro de uma letra  um Canguru como decoração!         A confirmar isto,  o jornal britânico "The Telegraph" escreve: os portugueses chegaram à Austrália antes do navegador holandês Willem Janszoon em 1606. Para a investigadora americana Laura Light: "O canguru num manuscrito tão antigo prova que o seu autor ou esteve na Austrália ou, ainda mais interessante, que relatos de viajantes e desenhos dos curiosos animais que podiam encontrar-se neste novo mundo estavam já disponíveis em Portugal"!

O jornal australiano "The Sydney Morning Herald", recorda que Peter Trickett, historiador e autor do "Além" (2007), é um dos que afirma serem  os navegadores portugueses os primeiros a mapear a costa australiana entre 1521 e 1522, muito antes dos holandeses.

FMCN, 3 de Março de 2014

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em absoluto.
Texto de mto interesse.
fq

ALA disse...

Nem fazia ideia que esta possibilidade estava em cena. Realmente! Concordo em absoluto e talvez 3 Mirós porque daqui a nada valem meia duzia de tostôes.

Acerca de mim

Arquivo do blogue