12 março 2014

Diário de uma astróloga – [73] – 12 de Março de 2014


Marte retrógrado – conselhos a Putin e outros

(Este post é uma actualização do publicado a 12 de Abril de 2012 sobre o mesmo tema)

No dia 1 de Março ouvi a seguinte noticia: “O parlamento russo aprova o ataque à Ucrânia a pedido do presidente Putin.” E imediatamente tive um pensamento lamentoso: “Quando é que os políticos tomam juízo e consultam astrólogos?

A origem deste pensamento está na órbita aparente de Marte. Nesse mesmo dia Marte ficou estacionário, e iniciou o seu movimento retrógrado.

Marte completa a sua órbita a volta do Sol em 688 dias, mas uma vez, A cada dois anos, visto a partir da Terra, “parece” que diminui de velocidade até ficar parado e depois “parece” que anda para trás (movimento retrógrado). Ao fim de dois meses e meio fica novamente quase parado, retomando depois a sua órbita habitual.


O planeta foi baptizado com o nome do deus romano da guerra, possivelmente porque tem uma aparência vermelha, a cor do sangue. O Marte mitológico era valente e corajoso, e tinha como companheiros Hons (honra) e Virtu (virtude). Os romanos consideravam-no tão importante que deram o seu nome ao mês de Março, mês em que o Sol entra em Carneiro, signo regido por Marte.


Os deuses romanos têm a sua origem na mitologia grega onde Marte se chamava Ares e tinha uma narrativa mais brutal. Andava sempre acompanhado de Deimos (medo) e Phobos (pânico), aliás os nomes que os astrónomos do séc. XIX escolheram para as suas duas luas. A irmã gémea de Ares chamava-se Eris (discórdia). Tinha outra irmã, mais civilizada mas também guerreira, Atena, que o descreve como uma coisa raivosa, vinda do mal. Não sei explicar porque é que Marte teve um upgrade na transição da Grécia para Roma, mas para perceber a sua energia acho que é necessário incorporar o aspecto nobre e o feroz. A guerra tem com certeza estas duas facetas.

Uma guerra no entender desta pacifista é sempre uma péssima ideia, mas em termos históricos tem-se verificado que as guerras que começam quando Marte está retrógrado, estacionário ou muito lento, tem péssimos resultados para o agressor. Quem começa perde!

Datas de Marte retrógrado:
1939 - 22 de Junho a 24 de Agosto
Hitler tinha marcado a invasão da Polónia para 26 de Agosto. Acabou por se realizar a 1 de Setembro, com Marte praticamente estacionário.

1965 - 28 de Janeiro a 19 de Abril
O Vietname já era teatro de guerra há muito tempo, mas o início oficial do envolvimento americano no terreno foi a 8 de Março quando Lyndon Johnson envia para o Vietnam 3.500 marines.

1980 - 16 de Janeiro a 6 de Abril
A Rússia tinha uma presença no Afeganistão a pedido do governo local desde 1978, mas decide passar para uma luta armada activa nos princípios de 1980.

1982 - 20 de Fevereiro a 11 de Maio
A Argentina invade as Ilhas Malvinas / Falkland no dia 2 de Abril.

1995 - 2 de Janeiro a 24 de Março
A Rússia invade a Chechénia em Dezembro de 1994, com Marte estacionário. A guerrilha local reage, os Russos vão-se embora, e Yeltsin declara que a Chechénia poderia tornar-dr um segundo Vietname. E tinha razão!

2009 - 2010 – 19 de Dezembro a 11 de Março
A actual guerra no Afeganistão começou em Outubro de 2001 com Marte directo, mas Obama oficializa a política da intensificação da presença militar e reforço das hostilidades a 27 de Janeiro de 2010. Desde 2010, mais de 2000 soldados já morreram na Operação Enduring Freedom, muitos milhares ficaram feridos, sem contar com os números astronómicos de civis atingidos, incluindo mulheres e crianças. Quando é que os americanos percebem o que Yeltsin percebeu!

Conselhos a Putin
2014 – 1 de Março a 21 de Maio
Putin não pode falar com o Yeltsin porque este já morreu, mas pode consultar livros de história e um astrólogo. Se calhar não quer ou não consegue…

A parte da carta onde transita Marte durante o movimento retrógrado vê a sua energia intensificada. Marte está retrógrado em Balança e Putin tem 4 planetas em Balança na casa 12, onde as energias operam a nível inconsciente. Uma verdadeira panela de pressão. Presumo que parte da luta é com ele próprio e está a desenterrar velhos rancores. Infelizmente é o presidente da Rússia, e os seus complexos pessoais têm implicações mundiais. Putin, não esqueças que a casa 12 é onde habitam os inimigos secretos, e que na maioria das vezes o inimigo secreto somos nós. 



Para os non Putin
Marte não só explica como gerimos situações de conflito, mas também como criamos o nosso espaço próprio, de quanta autonomia precisamos, como iniciamos projectos e como vivemos a nossa sexualidade. A regra para aproveitar os períodos de Marte retrógrado é: rever, redefinir os projectos em curso, reexaminar a nossa vida sexual, reconsiderar de onde vem a raiva e também de onde vem a coragem. E sobretudo não entrar em guerra!

           
Luiza Azancot

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue