07 maio 2014

Diário de uma astróloga – [77] –7 de Maio de 2014


Cerimónia da Pedra Angular  

Pela primeira vez na vida vamos construir uma casa. O meu marido e eu remodelámos e fizemos obras em diversas casas, mas construir num terreno vazio é uma experiência nova para ambos.

Na segunda-feira passada, dia 5 de Maio, às 9h e 30m, assinalámos o início da construção da nossa futura casa com uma cerimónia de colocação da primeira pedra, ou pedra angular, para a qual convidámos alguns amigos, o arquitecto, o construtor e outros colaboradores deste projecto.

O dia e a hora foram escolhidos astrologicamente. A Lua estava em Caranguejo, signo que mais se identifica com a noção de casa, de lar. Júpiter, o planeta da facilidade e da expansão está também no mesmo signo (26/7/2013 – 16/07/2014), mas a hora revela o aspecto mais importante para o simbolismo do momento: Júpiter estava prestes a erguer-se no horizonte.


Esta cerimónia de colocação da primeira pedra tem origens na Antiguidade mas tem sido regularmente utilizada em certas culturas, sobretudo nos edifícios religiosos e públicos. Talvez a mais famosa tenha sido a que se realizou a 18 de Setembro de 1793, quando George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos da América e Grão Mestre da Maçonaria, colocou a pedra angular no edifício do Capitólio na cidade de Washington.


A nossa casa não tem semelhanças nenhumas com o Capitólio, a não ser o simbolismo astrológico do momento escolhido. Nesse dia e a essa hora, também Júpiter estava a erguer-se no horizonte. 

Como se vê no quadro que imortaliza o acontecimento, os três ajudantes, vestindo o avental “maçon”, têm na mão os elementos que vão ser utilizados na cerimónia: cereal, vinho e azeite.

Além da pedra e destes três produtos cuja escolha tem origem romana e que representam a subsistência essencial à vida, juntámos uma concha branca de uma vieira que, na tradição dos Orixás da Baía, significa serenidade espiritual.


A pedra e estes produtos foram enterrados no canto nordeste do terreno. A nossa intenção ao escolher este canto é unir o Norte com o Leste, a direcção onde o Sol nunca se encontra com a direcção que o vê nascer, a escuridão com a luz.

Mas a nossa intenção principal é honrar o momento, prestar homenagem à nossa vida de casal que nos permite estar juntos neste projecto e também invocar as melhores energias para a sólida construção da casa e para os anos que hão-de vir a ser vividos dentro desta morada.

Luiza Azancot

2 comentários:

Anónimo disse...

LINDO...

Que a vossa casa, possa crescer convosco e abrigar-vos, em união e amor.
Ser também a luz e a escuridão em equilíbrio e harmonia.

a.

ACC disse...

O que mais me emociona é a energia e a importância que vocês dão a estes pequenos grandes nadas da vida. Há marcos na nossa vida e sim, devem ser assinalados, lembrados e corporizados.

Acerca de mim

Arquivo do blogue