29 maio 2014

Dos abandonos

Olhar o mundo pelo lado das inexistências não é olhar o mundo pelo lado das tristezas. Observar-se o abandono pode ser a visão do que é descartável, do que já não interessa, do resíduo da vida das pessoas ou das comunidades. Pode ser a visão do riso que findou, da alegria que desapareceu, da agitação que não retorna, do fervor religioso que deu lugar à ruína, ao pó de onde viemos e para onde retornamos. 

Olhar o mundo pelo lado das inexistências pode também ser a oportunidade da reconstrução, de umas botas que voltaram a ser engraxadas, dos corredores pejados de outra gente, das cadeiras elegantes onde se senta a humanidade que ri e chora e canta com os actores, que ouve a poesia que salva o mundo. Pode ser o vapor a correr de novo nas tubagens, o ruído dos motores e das bombas e das engrenagens, o barulho ritmado e contínuo do cereal a bater no metal, como se fosse chuva a cair na calçada, polindo-o até ser espelho.

O abandono é um ponto, apenas. Não mais do que um ponto. Aonde se chega, de onde se parte, para onde se caminha, de onde se avança de flor ao peito, em direcção ao nascer do sol. 

JdB

(nota: esta série de fotografias, cujo link me foi enviado pelo meu querido amigo gi., pode ser vista aqui).   


East State Penitentiary, Pennsylvania

Theatre, Connecticut

Waterworks, New Jersey

Sanatorium, New York

Masonic Lodge, New York

Grain silo, Buffalo, New York

Cathedral, Pittsburgh, Pennsylvania

Masonic chapel, New York

Asylum bowling alley, New York

Workers' boots, coalbreaker, Pennsylvania


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue