18 maio 2014

V Domingo da Páscoa

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-12)


Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Não se perturbe o vosso coração.
Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim.
Em casa de meu Pai há muitas moradas;
se assim não fosse,
Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar?
Quando eu for preparar-vos um lugar,
virei novamente para vos levar comigo,
para que, onde Eu estou, estejais vós também.
Para onde Eu vou, conheceis o caminho».
Disse-Lhe Tomé:
«Senhor, não sabemos para onde vais:
como podemos conhecer o caminho?».
Respondeu-lhe Jesus:
«Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Ninguém vai ao Pai senão por Mim.
Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.
Mas desde agora já O conheceis e já O vistes».
Disse-Lhe Filipe:
«Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta».
Respondeu-lhe Jesus:
«Há tanto tempo que estou convosco
e não Me conheces, Filipe?
Quem Me vê, vê o Pai.
Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?
Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim?
As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio;
mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras.
Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim;
acreditai ao menos pelas minhas obras.
Em verdade, em verdade vos digo:
quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço
e fará obras ainda maiores,
porque Eu vou para o Pai».


O nosso lugar

Há muitas pessoas que passam vida inteira sem encontrar o seu lugar. Nunca conseguiram situar-se na vida ou no mundo e, às vezes, já com muitas décadas vividas, ainda andam à procura de um lugar.
Jesus diz-nos no Evangelho de hoje que vai preparar-nos um lugar, ou seja: todo o caminho de Jesus neste mundo (o caminho que Ele faz na nossa humanidade) é para levar a nossa humanidade – a humanidade de todos nós, que Ele fez sua – a um lugar! Esse “lugar”, que é o nosso fim e o fim de Jesus, também foi o princípio: Jesus diz que é o “Pai”. O próprio Jesus, ao resumir a certa altura a sua existência, diz: “Saí do Pai e vim ao mundo; de novo deixo o mundo e vou para o Pai” (Jo 16, 28). É esse o lugar! Jesus abre-nos o caminho para um lugar onde nós, finalmente, podemos achar realização e satisfação plenas.
Se Jesus nos vai preparar um lugar, porque é que Ele tem de entregar plenamente a sua vida para lá chegar, Ele e nós com Ele, depois de repartir o Evangelho connosco? Porque esse lugar é Deus e Deus é a vida partilhada, é a vida entregue, oferecida. Deus é a vida. Quando nós, com Jesus Cristo, nos entregamos, fazemos da nossa vida uma Páscoa…então, encontramos um lugar!  

D. Manuel Clemente (2013), O Evangelho e a vida. Conversas na rádio no dia do Senhor. Cascais: Lucerna, 125-127.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue