11 maio 2014

IV Domingo da Páscoa

EVANGELHO Jo 10, 1-10

@ Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus:
«Em verdade, em verdade vos digo:
Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta,
mas entra por outro lado,
é ladrão e salteador.
Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
O porteiro abre-lhe a porta
e as ovelhas conhecem a sua voz.
Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora.
Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem,
caminha à sua frente
e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz.
Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele,
porque não conhecem a voz dos estranhos».
Jesus apresentou-lhes esta comparação,
mas eles não compreenderam o que queria dizer.
Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo:
Eu sou a porta das ovelhas.
Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores,
mas as ovelhas não os escutaram.
Eu sou a porta.
Quem entrar por Mim será salvo:
é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem.
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida
e a tenham em abundância».


***



Comunicar a vida que vem de Cristo

Nestas palavras, Jesus resume a sua vida: “Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância” – não uma vida qualquer ou uma vida que acaba, mas uma vida abundante…uma vida preenchida pela vida de Jesus oferecida por todos e por cada um. É uma alusão magnífica que nos deve levar a reflectir sobre o que é a catequese. A catequese não pode reduzir-se a uma transmissão quantitativa de conhecimentos de natureza religiosa e bíblica. A catequese é uma transmissão de uma vida oferecida! A catequese pode traduzir-se por “eco”. Existem dois momentos na transmissão desta vida que vem de Cristo. O primeiro momento corresponde sempre àquilo a que os primeiros cristãos chamam de “anúncio”, ou seja, o anúncio essencial sobre da Páscoa de Cristo: Jesus venceu a morte! Mas este anúncio tem de ecoar, precisa de ser desdobrado num segundo passo… nessa altura, surge a catequese. A catequese é fundamental, por isso mesmo, como eco de uma vida! A grande catequese é a vida recebida de Jesus e depois transmitida.


D. Manuel Clemente (2013), O Evangelho e a vida. Conversas na rádio no dia do Senhor. Cascais: Lucerna, 120-122.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue