25 novembro 2014

Da arquitectura do coração

Toronto, Outubro de 2014


Recupero parte de um raciocínio que não é inteiramente meu, mas sobre o qual me apetece discorrer.

Imaginemo-nos, ao nível da nossa vida mais intangível - sensações, sentimentos, afeições, humores - como uma cidade. Façamo-lo sob o ponto de vista da arquitectura e da construção civil, sendo que poderemos não excluir outros. Como se desenvolve uma cidade nos dias de hoje? Destruindo e reconstruindo, edificando ao lado do existente, aproveitando o que existe, para aumentar. Podemos construir um condomínio de luxo nos escombros do que foi um cemitério? Sim, podemos, mas temos custos de emoção. Podemos deitar abaixo um prédio fora de moda, apesar do seu valor histórico, para mostrar à polis uma arquitectura nova? Sim, podemos. Podemos aumentar andares numa edificação existente? Sim, podemos. Podemos construir ao lado do que existe? Sim, podemos.

A nossa vida sentimental, no seu sentido mais amplo, é uma cidade moderna. Nem tudo se substitui, nem tudo se acrescenta. O equilíbrio do coração reside no equilíbrio da construção da cidade, em saber o que deve demolir-se, o que pode conviver, sobre que escombros podemos fazer renascer um palacete ou uma habitação social, porque falamos de riqueza ou de sobrevivência. Por vezes acumulamos, isto é, acrescentamos um andar ao que já existe, e que tem a sua importância relativa. Por vezes é necessário uma visão de retoque, outras vezes de melhoria disruptiva.

Perceber tudo isto é viver melhor, porque o coração também vive de arquitectura paisagística.

***     

O raciocínio acima é fortemente original? Talvez não, porque é um raciocínio intuído. Sabemos que o segredo da nossa vida intangível passa pela acumulação e substituição em doses equilibradas de sentimentos, relações, memórias. Perceber esta realidade, traduzi-la por palavras escritas ou faladas, ajuda em quê? Para que serve, em última análise, ter uma explicação para o que somos ou fazemos? Somos mais felizes se soubermos as motivações por trás disto ou daquilo, se soubermos a importância da sobreposição de camadas afectivas, se soubermos que os nossos equilíbrios se constituem, tantas e tantas vezes, por aquilo que aparenta antagonismo? Dar um nome às coisas faz de nós pessoas melhores / mais felizes / mais equilibradas? Ou como se costuma dizer, a ignorância pode ser uma benção? Se sim, então a terapia deveria ser subsidiada pelo que resta do serviço nacional de saúde.

JdB

2 comentários:

Acc disse...

Sabe o que é curioso no processo de associação do seu texto á fotografia? Sim porque este também pode ser um tema de reflexão. É a aparente oposição do corte radical com a vida emocional, sentimental, relacional e a acumulação ou capacidade de reposicionar esses mesmos afectos de forma saudável e equilibrada. O sucesso destas empreitadas decide entre a sobrevivência e o cobertor aquecido pelos dos ventiladores de uma cidade ausentemente agitada e o conforto/riqueza de uma manta de pelúcia aquecida por uma lareira cheia de paz.
Gostei!

Anónimo disse...

Numa passagem pela Alliance Française, Literatura Moderna, foi-nos explicado que o que 'amamos' , o que gostamos, o que faz sentido para nós, não são 'as pessoas', 'as coisas'. Mas antes a representação das mesmas para nós. Proust, se bem me lembro. "Representação"? Tema que parece interessante e 'daria pano para mangas'.
Assim, após uma relação quebrada ou falhada há uma tendência para procurar uma situação semelhante. Procura inconsciente que vemos em tantos casos.
Com graça, um dos maiores advogados Americanos e especialista em divórcios (Taylor grande cliente),casado desde sempre com a nesma pessoa explicava o porquê da situação: - Não acredito no divórcio.

No final do seu texto, no qual apetece 'Pegar-lhe ao colo', acto de sedução tão habitual, e procurando não ligar, parece-me que verbalizar é boa idéia. Ou não haveria literatura o que seria uma pena. E depois, tratar-se-iam as situações e tudo por ' o coiso' , 'a coisa' e assassinamos assim mais uma vez a língua de Camões.

As imagens com tão bom gosto acrescentam beleza ao texto.

Do elaborate more, if you have the time to do it.


Acerca de mim

Arquivo do blogue