20 abril 2020

Texto e campanhas dos dias que correm

"Carta aberta de um grupo de filhos ao Sr. Presidente Portugal,

17de Abril de 2020

Exmo. Sr Presidente da República,

As nossas mães estão furiosas!

Estiveram durante o último mês a ensinar-nos sobre esse terrível vírus que salta de pessoa para pessoa. A ensinar-nos a importância de lavarmos as mãos, ficarmos em casa em quarentena para proteger os nossos avós e os portugueses considerados de risco.

Disseram elas que estávamos em guerra e que as nossas rotinas iam ser diferentes durante os próximos tempos! Que não íamos poder ir à escola, ou ir a praia quando ficar sol, que não íamos poder fazer festa de anos no nosso aniversário, ou ir à missa no dia de Páscoa.

Isto porque o Sr Presidente declarou estado de emergência para evitar a propagação ainda mais rápida do virus, evitando assim que as pessoas ficassem todas doentes ao mesmo tempo, ao ponto de não haver camas no hospital para tratar a todos.

E depois ouviram o Sr Presidente a falar sobre os planos para as comemorações do 25 Abril e bem, depois de semanas de cansaço acumulado entre terem que trabalhar à distância e serem também donas de casa, professoras, amigas, mulheres, mães, cabeleireiras, costureiras, tudo ao mesmo tempo, digamos que a mensagem do Sr Presidente não lhes caiu nada bem!

Não que elas sejam contra as comemorações! Pelo contrário! O simbolismo que a data representa é sem dúvida para não ser esquecida! Mas dizem elas, devem ser adequadas ao contexto que estamos a viver neste momento: um bater de palmas em conjunto à porta de casa, fazer um minuto de silêncio ou até mesmo um gesto simbólico pela televisão.

E por isso resolvemos escrever ao Sr. Presidente a pedir ajuda, porque quando as mães ficam chateadas, a nossa quarentena fica difícil e desta vez nem sequer tivemos culpa de nada! E depois lá se vai a roupa passada a ferro, os deveres de casa, as nossas bolachas preferidas, horas a ver televisão e a jogar no computador!

Sendo assim gostaríamos de sublinhar as condições impostas por elas para o Sr Presidente poder celebrar o 25 Abril do modo que gostaria!
(Nós também queríamos!)

1) Enquanto houver pessoas a morrer sozinhas no hospital ou em lares, sem poderem dizer adeus aos seus familiares mais queridos, não!

2) Enquanto não se puder fazer funerais dignos, é que não mesmo!

3) Enquanto não pudermos dar um beijinho aos nossos avós, nem pensar!

4) Enquanto os pais que trabalham na linha da frente contra o vírus não poderem ir dormir a casa e estar com os seus filhos e família para os proteger, nunca!

5) Enquanto estiverem a libertar presos para evitar o contágio em massa nas prisões, achamos que é melhor não!

6) Enquanto não podermos ir ver o glorioso a jogar, dançar no NOS ALIVE, ir ao casamento da prima Joana, na-na-na-na-na!

7) Enquanto tivermos que estudar em casa através da telescola, nahh!

8) Enquanto houver doentes oncológicos ou com doenças crónicas com tratamentos e cirurgias suspensas devido à pandemia, também não é boa ideia!

9) Enquanto as mães tiverem que estar sozinhas durante o parto sem o apoio do pai e sem poder receber visitas, não!

10) Finalmente, enquanto as nossas mães tiverem que ficar em quarentena, é claro que não!!!
 
Isto porque se estamos em estado de emergência devemos adiar datas importantes ou celebrar as mesmas de outra forma! Todos sabemos a importância que o 25 de Abril representa para a nossa democracia. Mas de momento temos que ter todos sentido de responsabilidade e disciplina, sermos fortes e ficar em casa!
 
Espero que o Sr Presidente tome em atenção o pedido destes pequenos miúdos com idades entre os 2 dias de vida e os 11 anos.

Um conselho que aprendemos lá em casa: as mães têm sempre razão!

Atentamente,

Matias Tomás, Maria Clara, Maria Teresa, Vitória, Teresa, Tomé, Maria Francisca, Vera, Zé Maria, Luís, Duarte, Zé Maria, Xavier, Gonçalo, Martim, Nuno, Francisco, Bartolomeu, Assunção, Maria do Carmo, José Maria, Rosário, Luísa, Manel, Francisco, António, Madalena, Xico e Mariana.

#FICAREMCASAÉPARATODOS"

***


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue