16 julho 2020

Da viagem à Madeira em temos de pandemia


Muito provavelmente, há alguns anos publiquei neste estabelecimento fotografias iguais a estas, tiradas ontem no Funchal, onde me encontro. O mar não mudou, as piscinas estão onde sempre estiveram, a entrada para o Clube mantém-se inalterada, com uma menina - talvez não a mesma... - sentada, e quiçá maçada, atrás de um computador. Esta parte da ilha da Madeira está inalterada. Não falo do resto, porque ainda não vi: os restaurantes vazios, os hotéis às moscas, as ruas sem trânsito, a ausência de inglês ou alemão escutado nas ruas.


Embarquei ontem, 15 de Julho: um voo atrasado 3 horas por causa do vento na Madeira; uma aterragem "ventosa", oscilante mas, ainda assim, segura, como compete aos pilotos da TAP. Talvez outros pilotos, de outras companhias aéreas, não aterrassem com o vento que se fazia sentir ontem. 

Foi a minha primeira viagem pós-pandemia. O que se oferece dizer? Um aeroporto da Portela tristemente vazio, mas com mais regras de segurança. Um hall de restaurantes sem ninguém, mas com 4 italianos a colarem-se à mesa onde eu estava, falando muito alto (senti que tinha de mudar de sítio) e deixando entender que há uma sensação gregária que não nos sai da pele, porque vamos para os sítios onde outros já estão. Uma viagem de avião curta, com a estranheza (talvez faça sentido ser assim....) de ver pessoal da TAP a vender comida a bordo: Lays gourmet, cacahuetes, bolachas de chocolate, sandes de perú, Sprite ou água mineral... Por último, porque todas as grandes dificuldades encerram em si ganhos secundários, a alegria de um distanciamento social. Ao contrário de muitos à minha volta, não me alegro com o desaparecimento do cumprimento físico. Há quem fique satisfeito por já não haver beijo (é um ou dois?) ou aperto de mão. Para pessoas como eu, a grande alegria está, repito, no distanciamento social: obcecado que sou com questões de proxémia, alegra-me poder dizer a um cavalheiro sem correr o risco da deseducação: importa-se de manter o distanciamento recomendado? É o vírus, sabe...

JdB


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue