19 abril 2009

2º Domingo da Páscoa - fragmentos de pensamento

Hoje é Domingo, e eu não esqueço a minha condição de Católico.

No dia em que saía a Lanterna Vermelha de segunda-feira passada, neste mesmo blogue, alguém me comentava, como editor e dono deste estabelecimento, o carácter demasiado bonzinho do personagem descrito por MTS. Fui ler o texto com mais atenção. Não sabendo o que presidiu à criação daquele senhor Abílio Rente, condenado a 25 anos de prisão pela morte de duas jovens, fiquei a pensar naquele final.

Numa destas associações de ideias que nem sempre têm uma explicação lógica, lembrei-me de actos redentores, do final do filme Gran Torino, do sentido para a vida, do arrependimento e do perdão. E lembrei-me de uma passagem da Bíblia que sempre me comoveu:

Ora, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-O, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-Te a Ti mesmo e a nós também!»
Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Quanto a nós fez-se justiça, pois recebemos que as nossas acções mereciam; mas Ele nada praticou de condenável». E acrescentou: «Jesus, lembra-Te de mim, quando estiveres no teu Reino».
Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso»

***


***

Nesse mesmo dia, ao jantar, contava a minha experiência de peregrino por terras de Santiago de Compostela. Senti-me incapaz de explicar, a quem me ouvia, que, sendo contra a mortificação do corpo – promessas cumpridas de joelhos, auto-flagelação, cilícios, etc. – havia uma qualquer dimensão espiritualmente benéfica no esforço físico de uma caminhada, nuns músculos maltratados e numas pernas doridas. Falha-me o raciocínio, mas foi isso que senti. Não falo de uma caminhada por montes e vales com intuitos mais físicos ou de lazer. Falo de uma peregrinação, no que o termo tem de religioso. Sou vencido pela incongruência?

***



***

Recebi e reproduzo uma frase que achei interessante:

Não há santo sem passado, não há pecador sem futuro...

(Grafitti numa parede de Melbourne referido pelo Cardeal Nguyen van Thuan no seu livro Testemunhas da Esperança)

***

Do Evangelho de hoje:

Depois disse a Tomé:
«Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;
aproxima a tua mão e mete-a no meu lado;
e não sejas incrédulo, mas crente».
Tomé respondeu-Lhe:
«Meu Senhor e meu Deus!»
Disse-lhe Jesus:
«Porque Me viste acreditaste:
felizes os que acreditam sem terem visto».

***



O casamento entre o som e a imagem não será o melhor, mas, mesmo assim, vale a pena ouvir

JdB

2 comentários:

DaLheGas disse...

dimensão espiritualmente benéfica no esforço físico...
isto é capaz de ser que perante o esforço, a célula, se lhe não dão descanso, responde em consciência dilatada. o cansaço traz uma nova dimensão espiritual. será? soa bem.
E como eu gostava de ler essa Oração a N.S. de Africa! Pela Conversão... dos Pretos!!

JdB disse...

Vindo de si soa tudo bem, DaLheGas estou certo disso. Quanto à oração, publiquei-a por achar curiosa esta mesma manifestação de uma linguagem e de uma atitude desajustadas para os dias de hoje. A oração é de 1892 e cito-lhe uma frase apenas:
"(...) baixa os Teus olhos de Mãe piedosa para os desditosos filhos das selvas africanas, que ainda vivem envolvidos nas trevas do paganismo".
Enfim, outros tempos...

Acerca de mim

Arquivo do blogue