09 janeiro 2011

Domingo .... Se Fores à Missa ! (post sui generis)

Jesus, sendo Rei, Filho Unigénito de Deus, confunde-se com os pecadores do Seu tempo e submete-se ao baptismo de penitência de João, num gesto de humildade, que enche de admiração o Seu Pai. O Pai glorifica-o, proclamando que ele é o Seu Filho muito amado.

A leitura de hoje fala-nos de uma das qualidade mais difíceis (a meu ver) de manter nos dias de hoje : a Humildade.

Estas duas linhas de texto são tudo o que sobrou de um outro texto, com 30 ou 40 linhas (que eu acabara de escrever, com todo o carinho e empenho para o Adeus) e que, por razões informáticas que nem me atrevo a tentar perceber, misteriosamente, desapareceu do meu ecrã. Podem imaginar a raiva, a irritação, a frustração. Tinha eu acabado de redigir um verdadeiro ensaio sobre a humildade, a tolerância, a arrogância, a vaidade e afins ….. e eis senão quando zasp trazp catruz zzzzt…… escafedeu-se o dito. Passei as 2 horas seguintes, feita louca, a procurar o ficheiro nos meandros mais recônditos deste bicho assassino chamado computador. Descobri-lhe caminhos, sub-caminhos, vielas e ruelas que nunca tinha visto. Buscas automáticas, pesquisas avançadas, reciclagens, caixotes de lixo, tudo passei a pente fino e nada, nicles, batatoides. Já perto da meia-noite desisti das buscas e aceitei o inaceitável: o ficheiro tinha-se perdido para sempre e se o quisesse reconstituir teria de pensar e reescrever tudo.

Acredito na máxima: “nada acontece por acaso” e também sou daqueles que acredita que a crise traz oportunidades. Por isso, passada aquela primeira fase de irritação misturada com incredibilidade, pensei que, se calhar, poderia aprender qualquer coisa com a perda do ficheiro. Com esse pensamento na mente, fui-me deitar serenamente, passei o dia de hoje sem stress embora várias vezes me tenha lembrado do (raio) do ficheiro e do facto de ter de preencher este espaço de Domingo. Mas, estranhamente, consegui lidar com isso sem ansiedade e sem irritação.

À hora que escrevo estas linhas ainda não percebi bem qual terá sido a aprendizagem, salvo o facto de ter descoberto, em mim própria, uma maior capacidade de tolerância aos contratempos. Ou então, talvez não haja nada a aprender e, ironia das ironias, este texto simples e sem grande conteúdo, que estou a escrever, expressa muito melhor o tema de hoje – humildade – do que as 300 palavras eruditas e intelectuais que compunham o ficheiro apagado.

Domingo, Se Fores à Missa …… Faz ‘Save’ da Homilia (não vá ela perder-se durante a semana)

Maf

Evangelho segundo S. Mateus 3,13-17.

Então, veio Jesus da Galileia ao Jordão ter com João, para ser baptizado por ele.
João opunha-se, dizendo: «Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por ti, e Tu vens a mim?»
Jesus, porém, respondeu-lhe: «Deixa por agora. Convém que cumpramos assim toda a justiça.» João, então, concordou.
Uma vez baptizado, Jesus saiu da água e eis que se rasgaram os céus, e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele.
E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado.»

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue