26 janeiro 2011

Moleskine

Eleições. Terceiro dia em que neste blogue se escreve sobre política - eleições presidenciais. Temo que o espaço se desvirtue... Confesso que segui atentamente o processo eleitoral, numa semana (ou seriam duas?) em que tudo me entusiasmou por igual: a tomada de posse do presidente da Bielorússia (estou certo?); os protestos na freguesia de Muro (mantenho a correcção?); o referendo no Sudão (acertei?). Gostei particularmente do discurso de vitória de Cavaco: o olhar sereno do Prof. Lobo Antunes - como quem disseca um cérebro frágil - contrastando com o da Dra. Maria, num vaivém visual entre o rosto bonito do homem que escolheu para seu marido, os papelitos que ele guardava junto ao baixo ventre e que eram, presumo, uma cábula para ele não esquecer ninguém no seu rancor, e a populaça que ovacionava o homem de Boliqueime. Os netos, ao lado, talvez pedissem dons rodrigos. Eu rogava para o sono vir, que os doces me dão azia.

Livro. Leio a Luz do Mundo, uma conversa entre Bento XVI e Peter Seewald (Ed. Lucerna, Novembro de 2010). Ofereceria de bom grado esta obra a um conjunto variado de pessoas. Aos católicos (como eu) para perceberem (ainda) melhor o pensamento do Papa; aos outros... exactamente pelos mesmos motivos. Hoje, dia em que o meu computador sofre uma transformação profunda - uma espécie de enxerto, implante e lifting em versão informática - falece-me o tempo necessário para reproduzir um ou outro pensamento. Voltarei, seguramente.

Obesidade. Faço zapping. Pelo menos uma série e um concurso com gordos - e sobre gordos. No concurso há gente que chora porque não emagreceu o suficiente para se poder manter no clube dos vitoriosos; gente para quem as calorias ingeridas são uma espécie de enxovalho público; na série - de que só vi a apresentação - há gente que grita com os gordos, há gordos que comem às escondidas, gordos que beijam gordos como se estivessem a pecar. Há uma que se lamenta estou farta de ouvir falar de pesos, ou coisa semelhante. Diz que vai haver um concurso semelhante em Portugal. Assim como assim já fui comer uma encharcada, que o meu fetiche sempre foi fazer um casting.

Música. Na senda das coisas bonitas, talvez tristes...



JdB

1 comentário:

Ana LA disse...

Na senda dos SdB, um perspicaz desmontar da realidade alheia.
Gosto sempre.
Confesso que das músicas, talvez não.
Bom dia.

Acerca de mim

Arquivo do blogue