05 agosto 2013

Textos dos dias que correm

Fotografia do homem de Azeitão, intitulada Flower Power

Viver a dois

O amor arrisca-se a naufragar no hábito e na leviandade. «O outro» nunca poderá satisfazer a sede de infinito que possui. Matrimónio, magia, miragem...
Muitos poetas e romancistas evocaram o fascínio e a ferida do amor, a sua aspiração ao paraíso e, infelizmente, por vezes, a sua descida aos infernos.
Só Deus responde à sede de absoluto que habita o coração humano. Não é justo reclamar do seu próximo, seja ele esposo ou esposa, o que só Deus pode dar.
Confidente de casais há mais de meio século, gostaria de oferecer-lhes este poema:
Antes de tudo, 
comprometo-me a considerar 
o nosso sacramento do matrimónio 
como a realidade mais sagrada da minha existência.
Por isso não tenho outra expectativa 
que não seja a de amar-te contra ventos e marés.
Anseio poder dar o melhor de mim 
para contribuir para a tua realização,
ajudar-te a valorizar os teus talentos,
ser água e luz para a flor única que tu és.
Farei tudo para te acolher como és, e não como eu te sonhei.
Habituar-me-ei a estar disponível para te ouvir, 
entrar no teu universo
e abrir-te a porta do mundo que me habita.
Não serei um vigilante dos teus jardins secretos.
Procurarei evitar os mal-entendidos.
Desejo ser suficientemente inteligente 
para respeitar a tua visão das coisas:
«a tua diferença engrandece-me».
Aplicar-me-ei em não deixar escapar 
as confidências que achares por bem fazer-me,
mesmo se elas me perturbam ou me põem em questão.
Esforçar-me-ei por não caricaturar ou refrear 
as tuas opiniões
quando contrariam as minhas.
Habituar-me-ei a expulsar os meus pensamentos negativos
e a alargar os recursos do humor.
Esforçar-me-ei por não manifestar irritação
se a tua gestão do tempo 
não tem o mesmo ritmo que a minha.
Tentarei afastar todo o ciúme,
porque a minha confiança 
é o mais belo presente que te posso oferecer.
Não cairei na cilada do queixume reivindicativo e amargo.
Evitarei toda a afronta estéril:
as crises podem ser oportunidades para crescermos juntos.
Comprometo-me a procurar contigo 
a harmonia dos nossos desejos nos nossos abraços,
e a não me recusar a ti por ressentimento.
E como me acontece 
«não fazer o bem que quero, e fazer o mal que não quero» (Rm 7,19),
comprometo-me a ser suficientemente humilde 
para saber pedir-te perdão.
Desejo nunca adormecer antes de ter extinguido 
todo o foco de discórdia entre nós.
Não serei escasso de elogios.
Uma palavra gentil, um gesto terno, um sorriso,
enchem de sol o dia.
Que Deus, que nos confiou um ao outro, 
venha em nosso auxílio!

P. Stan Rougier
 (In Prier)


2 comentários:

Rita Freitas disse...

Muito bom :)

Bjs

arit netoj disse...

Lindo! Obrigada,
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue