09 agosto 2014

Diário de uma astróloga – [84] – 9 de Agosto de 2014 (excepcionalmente não à quarta feira)

Têm olhado para o céu? Amanhã têm uma excelente oportunidade para o fazer, pois o espectáculo vale a pena! 

Este Verão somos contemplados com 3 Super Luas seguidas. A primeira foi no dia 12 de Julho, a melhor no dia 10 de Agosto e a terceira será no dia 9 de Setembro. 

Nestes datas a Lua não tem super poderes nem miraculosamente cresceu… mas parece enorme. A razão é a seguinte: a órbita da Lua não é um círculo perfeito à volta da Terra. É uma elipse, com um ponto mais perto da Terra – Perigeu – e um ponto mais afastado – Apogeu. 

A diferença entre estes dois pontos é de proximamente 50.000 km, diferença da qual não nos apercebemos, excepto quando a lua está na fase de lua cheia. Quando uma lua cheia coincide com o dia do perigeu lunar, a Lua parece enorme e, como muitos outros fenómenos astronómicos, enche-nos de admiração pela beleza e mistério dos céus.

Digo que a Super Lua do dia 10 de Agosto é melhor, porque a lua cheia não só coincide com o dia do perigeu, mas também com a hora do perigeu.

Este quadro informativo é tirado do site do Observatório Astronómico de Lisboa. http://oal.ul.pt/as-3-super-luas-de-2014/

As Super Luas de 2014 mereceram um vídeo da NASA Science



A fotografia inicial é da autoria de Miguel Claro, astrofotógrafo português muito premiado.

Quando a Super Lua está próxima do horizonte, isto é, quando nasce, ainda parece maior. O Observatório Astronómico de Lisboa informa que a Lua nasce às 20:16, 1h ½  depois do perigeu.  Por isso, aconselho que por volta desta hora estejam virados a leste, com os olhos no horizonte. 

As Super Luas têm algum significado astrológico? O astrólogo americano Richard Nolle diz que sim, mas eu não tenho a certeza. Do que tenho a certeza é que a Super Lua de amanhã proporciona um excelente momento de beleza, oferta gratuita do Universo. Momento de meditação, de elevação espiritual ou ocasião para um brinde com uma bebida… vai depender de cada um.

Luiza Azancot

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue