07 dezembro 2014

II Domingo do Advento

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 

Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».  

***

“Viagem até ao deserto”

Se queremos aprender alguma coisa com a passagem do Evangelho deste domingo, teremos de ir ao deserto como João Batista para ouvir a sua pregação. Mas como é que vamos ao deserto? Se estamos aqui, nas nossas terras, em igrejas cheias de gente? Fazendo deserto, ou seja, dando a atenção toda. Porque, no deserto, só pode haver atenção: olhamos para a terra e é terra, olhamos para o céu e é céu… não há distracções no deserto! No deserto há apenas concentração e expectativa. É isso que nós devemos fazer: concentrar-nos na expectativa da vinda do Senhor.
Jesus Cristo ultrapassa-nos sempre como ultrapassava João Batista! Ele é aquele “diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias”. Esta é uma expressão muito sugestiva, para dizer que é tão maior, é tão outro! E nós, se calhar, a pensar que já conhecemos Jesus Cristo, que já sabemos o que há para saber… não sabemos nada! Estamos sempre a aprender, porque Ele é sempre maior e surpreende-nos sempre.


D. Manuel Clemente (2014), O Evangelho e a Vida. Conversas na rádio no Dia do Senhor. Ano B. Cascais: Lucerna, 15-16.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue