22 dezembro 2017

Duas Últimas

Igreja do Santo Salvador em Chora, Istambul, Turquia (imagem tirada daqui)

4ªfeira almocei na Acreditar, uma tradição que já tem vários anos. Cada um leva qualquer coisa e sentamo-nos onde calha, na sala de jantar da Casa. São voluntários, Pais, crianças, profissionais, membros da direcção. Há bacalhau, arroz de pato, croquetes, rolo de carne ou lombo de porco, bolo rei, doces vários. Há queijo e vinho, conversa e boa disposição. 

Este ano (quase, quase) a meu pedido, uma mãe cabo-verdeana fez cachupa, algo que não comia há muitos anos. Outra mãe, moçambicana, com quem tirei fotografias no palácio de Belém, fez um prato do norte, com banana verde e coco. A cachupa estava deslumbrante, para o meu gosto. Fiz tantos elogios à Eugénia que ela, amável, me mandou uma caixa para casa, com uma recomendação: ponha um ovo estrelado; ou então uma posta bem fresca de peixe...  Não fiz nem uma coisa nem outra, mas comi tudo com pequenos grunhidos de prazer.

Fui agradecer à Eugénia, mãe de um miúda em tratamento. E disse-lhe: espero não a ver cá em casa para o ano, mas se por acaso cá estiver espero que faça cachupa outra vez.  Ela sorriu, simpática e respondeu: espero não estar; se tudo correr bem vou para casa não tarda. Perguntei-lhe quando, achando que era para a semana, ou coisa parecida... É em Junho, já tenho saudades da minha casa...

Junho são mais seis meses afastada do que lhe é mais familiar e querido: o crioulo, o vento local, o mar, talvez uns pés descalços, uma filha a correr. Para ela, no entanto (e não sei há quanto tempo está na Casa) Junho é já já a seguir.  

Aos meus fiéis leitores, mas também a todos os que colaboram com o estabelecimento através de posts regulares, desejo um Santo Natal. Que o Menino Jesus, acolhedor e humilde, seja o destino certo e fiel do olhar de cada um de nós nesta época. E que os Pais da Acreditar, em particular os que permanecem na Casa carregados de esperança, tenham um Merry Little Christmas...

Obrigado,

JdB

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue