14 agosto 2018

Das desilusões das viagens

"Há há lugares que todos querem visitar e experiências que muitos querem ter por serem bastante populares. Mas as imagens podem enganar e nem tudo é tão maravilhoso como parece na internet e nas fotografias das agências de viagem.

https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/as-50-atracoes-turisticas-mais-superestimadas-do-mundo-vai-ficar-desiludido-quando-as-visitar

O site Reader's Digest fez uma lista com 50 atrações turísticas que podem ser uma verdadeira desilusão para quem visita. Muito longe da perfeição que aparentam, estes lugares podem ser sinónimo de grandes filas, multidões, preços elevados e exploração turística."

***

Encontrei o artigo acima na página da Sapo. Gostei de saber que a Reader's Digest ainda existe, não porque me interesse a sua existência, mas porque é um mistério decifrado. Não fazia ideia se ainda existiam, de que viviam, o que publicavam. Pelos vistos publicam listas de atracções "superestimadas" que é um nível muito acima das atracções "sobrestimadas".

Fui ver, tal como o Augusto Gil. Curiosamente, grande parte da "superestimação" está relacionada com as enchentes ou, talvez em menor número, com a relação custo benefício, factor que também deriva das multidões que estão em todo o lado.

Viajar, já o disse no estabelecimento, perdeu grande parte do encanto que tinha quando eu comecei a viajar, há 40 e poucos anos. De lá para cá fui conhecendo sítios que estão listados no link acima. Alguns visitei-os duas vezes, num ou noutro caso (por exemplo a Fontana di Trevi) talvez quatro. Concordo com tudo - os sítios continuam a ser bonitos, a geografia humana é que destruiu muita coisa. Há mais gente a viajar, a conhecer o mundo, outras culturas e realidades, mas o planeta não está melhor, antes pelo contrário. Mais vale viajar-se menos, digo eu. Os outros, é claro.

JdB  

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue