31 agosto 2018

Da humanização dos animais

Por motivos de força canina, passei ontem uma parte da manhã sentado num veterinário. Uma vez que a visita era de rotina, entretive-me sossegadamente a observar as pessoas que circulavam pelo consultório. Se tomarmos alguma atenção, há ali um microcosmos interessante, talvez porque 98% das pessoas leva cães. Não vi ninguém com uma tartaruga, um pinguim ou um melro. Cães, quase exclusivamente cães. Duas histórias:

Entrou um cavalheiro com um cão - talvez rafeiro - pela trela. Sentou-se sossegadamente. Dois minutos depois entrou uma senhora com dois cães - talvez rafeiros - pela trela, e percebi que havia um qualquer relacionamento entre ambos os humanos, pormenor que não interessa para a história. A senhora volta-se para um dos cães - que por acaso era uma cadela - e diz-lhe: então, princezinha, o que é que eu já te disse lá fora? Tens de te portar bem... Então, minha flor, estás com ciúmes, é?  

Entra uma senhora com um cão de uma raça que não sei identificar, mas que gera cães que, mesmo em adultos, são muito pequenos, muito vivazes, muito nervosos, muto suceptíveis de laçorotes. Volta-se para um cavalheiro que levava pela trela um labrador e pergunta-lhe: que idade tem o cachorro? Três meses? Eu tenho um irmão que também tem um labrador, mas já com seis anos... (Pausa nostálgica) São tão bonitos... Enfim, cada cão tem a sua beleza. Depois olha para a cadelinha e diz-lhe: já viu ali um cão igual ao seu primo? Pega nela ao colo, dá uma explicação à veterinária quanto às dores do animal e, fitando-a bem nos olhos (à cadelinha, não à veterinária), diz-lhe com um ar ternurento: agora a mãe vai-se embora, que a mãe tem de trabalhar... 

Se um dia não tiverem nada para fazer vão a um veterinário. Pode ser óptimo ou péssimo, tudo dependendo do que quisermos ver na raça humana.

JdB

3 comentários:

Anónimo disse...

Como ex-médico, sempre disse às donas de bichinhos que os tratassem muito bem. Quando a crise, os super vazios e a fome apertarem, sempre terão carne em casa para uns refogaditos. Nenhuma 'chiou'.,..

ACC disse...

Há um leitor assíduo deste blog que vai reconhecer, sem receios e com orgulho, a beleza das dinâmicas acima descritas.
Fiquei curiosa com a relação, ou suposta relação do casal.
Fica para outro post?

Anónimo disse...

Post de divulgação cientifica sobre os melhores agentes e terapeutas para humanizar animais, precisamente os cães que são exímios a tratar os animais pessoas.

Acerca de mim

Arquivo do blogue