15 agosto 2018

Vai um gin do Peter’s?

ARTISTA DE 4 ANOS PINTA UM COSMOS EM FESTA

Parecendo inspirar-se, literalmente, na abóboda celeste, antevemos nas telas de Advait Kolarkar um festival de estrelas dançantes e cometas coloridos. Como se tivesse absorvido o manancial portentoso de imagens da Nasa, ora a apontar para o céu, ora para o nosso magnífico Planeta Azul:



Nascido na Índia profunda (Puno), aos oito meses já se entretinha a manusear as aguarelas da irmã mais velha, horas a fio, sentado no chão. Apesar das suas figurações abstratas, mostrava uma destreza de traço e uma combinação de cores impressionantes. Os pais não duvidaram que havia ali uma centelha especial. Para ajudar à sua formação e abrir as portas a uma carreira internacional, a família mudou-se para o Canadá, tinha o mini-pintor dois anos. Quando desembarcou em Saint John, a fama de que gozava, facilitou a radicação na nova pátria –  terra de oportunidades, como todo o hemisfério Norte do Novo Mundo, para quem transborde de talentos. 



Tendo completado os quatro anos, em Janeiro de 2018, viveu novo êxito com as telas a atingirem o patamar dos dois mil euros. O seu currículo inclui exposições em galerias norte-americanas, canadianas e indianas, somando ainda o recorde do participante mais jovem no badalado certame ArtExpo, de Nova Iorque. Mesmo sem frequentar, ainda, a escola, é considerado e tratado como prodígio. 

Um génio precoce, com a simplicidade e as explosões de alegria de
qualquer criança da sua tenra idade

No início de 2018, coincidindo com o dia dos anos, Advait inaugurou uma exposição, a solo, em Saint John. Chamou-lhe «Colour Blizzard» e atraiu visitadores de todas as latitudes. Em dias, tinha quase tudo vendido. Explicava uma das fãs, que lhe comprou 5 quadros: «Quando olho para o seu trabalho, faz-me sentir feliz.» No estilo motivacional da América do Norte, a notícia sobre a criança-artista focou-se no calor humano que ressalta da harmonia fresca e vibrante das suas pinturas. Esqueçam os líderes carismáticos e os craques do negócio, porque é neste infante indiano que podem reaprender a seguir o coração: «Forget entrepreneurs, businessmen and leaders, this toddler can give you a lesson in following your heart!»



Uma combinação de cores especialmente invulgar, na primeira infância

A fortuna já acumulada por Advait K. servirá para financiar a sua educação, embora uma maquia contemple actividades caritativas, como as da Children’s Wish Foundation.

O fulgor policromático da obra do pequeno pintor emanam uma alegria e uma serenidade maravilhosas, ideal para desintoxicar o olhar, em tempo de férias. Aliás, o próprio céu – onde poderia inspirar-se infinitamente A. Kolarkar – promete um Agosto pejado de fenómenos cósmicos lindos, com afinidades com as telas daquele menino vindo do Oriente. A noite de Domingo ofereceu uma chuva de estrelas e a festa promete continuar.

Maria Zarco
(a  preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas, numa Quarta-feira)
____________________________

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue