08 agosto 2008

A economia dinâmica, ou perder peso versus perder peso

Cheguei na 3ª feira e, desde então, vou ouvindo informações sobre os preços das coisas: triliões que se pagam por jantares ou medicamentos, notas com dez zeros que valem vinte e cinco tostões. Alguns exemplos deste país à beira de qualquer coisa:
- 1/2 dúzia de ovos: 30.000.000.000 dolares zimbabueanos (1,5 US dolares);
- 1kg de carne: 9.000.000.000.000 dolares zimbabueanos (9 US dolares)
- 200g de manteiga: 4.000.000.000.000 dolares zimbabueanos (16 US dolares)
- Frango (ao quilo): 4.500.000.000.000 dolares zimbabueanos (5 US dolares)
- Uma professora portuguesa na Universidade de Harare ganha 50 US dolares mensais;
- Um guarda da embaixada (contratado a uma empresa) ganha 500 biliões de dolares zimbabueanos, o equivalente a 2 US dolares. Dá-lhe para comprar dois pães...
- Existem quatro tipos de câmbios:
1 - o câmbio do cash
2 - o câmbio das transferências interbancárias
3 - o câmbio dos cheques
4 - o câmbio quando se paga em moeda estrangeira
- A 11 de Julho 1 US dolar equivalia a 45 biliões de dolares zimbabueanos (45 + 9 zeros); 1 mês depois valia 280 biliões.
- O ritmo cambial a 6 de Agosto:
de manhã 1 US dol <==> 220 + 9 zeros dolares zimbabueanos;
pelas 13 horas: 250 + 9 zeros
pelas 16 horas: 280 + 9 zeros
Os preços mudam diariamente. De 3ª para 4ª feira, o custo de seis ovos duplicou.
******
Vim para Harare com o firme propósito de continuar a minha saga de perda de peso. Fá-lo-ia à custa de uma alimentação racional e de algum exercício. Como se explica a empregados locais, que vêem os seus compatriotas a morrer de fome, a viver de expedientes alimentares que repugnam a nossa sensibilidade, a subsistir numa miséria sub-humana, que não queremos comer porque desejamos emagrecer? Como se diz, a quem não tem nada: não me traga mais arroz, nem mais bifes - e evite os doces - porque estou muito gordo e tenho de reduzir a cintura...
Como se explica, a quem perde peso pela força das circunstâncias, que também queremos perdê-lo pela ditadura da estética?

(Nota: esta minha preocupação é conceptual, já que não se aplica aos funcionários da residência, pois têm um estatuto privilegiado relativamente aos seus conterrâneos).

3 comentários:

Anónimo disse...

Emagreci 5 quilos, lançando alegremente. Vejamos agora com a subtracção da nicotina... Ai que preguiça a montanha-russa...

JdB disse...

Nova corrida nova viagem. Juizinho e cabeça fresca, diria a minha progenitora.

ana v. disse...

A sua situação lembrou-me uma história (verídica), contada por um amigo meu brasileiro: Uma dondoca do Rio foi abordada por um pedinte na rua, que lhe pediu esmola porque "já não comia nada há 3 dias". Ela respondeu-lhe, de imediato: "Meu Deus, cara, como eu invejo sua força de vontade!"

Acerca de mim

Arquivo do blogue