20 fevereiro 2011

Domingo ……. Se Fores à Misssa !

«Amai os vossos inimigos»

O Evangelho de hoje é claro como a água …. nada daquelas mensagens tiradas a ferro das entrelinhas, nem daqueles pensamentos deslocados que dificilmente fazem sentido. Hoje, Jesus vem dizer-nos, preto no branco : Ama o teu inimigo …. abraça quem te virar as costas ….. beija quem te bater …. oferece a quem te roubar.

Tão longe da nossa realidade, estas ideias ! Parecem-nos incongruentes, irreais, impossíveis de realizar, não é verdade ? Qualquer pessoa que, nos dias de hoje, assim se comporte é, imediatamente, apelidado de papalvo, tanso, totó … you name it ! Quem, no seu perfeito juízo, sorri a quem o insulta ? Quem, no seu perfeito juízo, dá a face direita depois de lhe baterem na esquerda, ou qual de nós vai oferecer dinheiro ao ladrão que o acaba de roubar ? Muito pouca gente conseguirá agir assim. Está na natureza humana, na nossa natureza, funcionarmos “olho por olho, dente por dente” ou “amor com amor se paga”. Mas Cristo, sem medo, vem revolucionar os costumes da época e lança-nos este difícil desafio do “ódio com amor se paga”.

Precisamos ter muita coragem e muita fé para praticarmos estes ensinamentos. Muita coragem, porque a nossa sociedade não se compadece daqueles que se mostram humildes e compassivos; e muita fé porque “dar a outra face” é um salto no escuro, eu diria que é quase anti-natura, requer muita confiança, muita serenidade, muita sabedoria divina.

“Pelo sonho é que vamos”, diz o poeta. “Pelos inimigos é que nos santificamos”, digo eu. Se eu conseguir amar, nem que seja um pouquinho, um meu inimigo, eu já estarei a entrar no caminho da santidade. Porque para o amar, eu precisei primeiro de o perdoar, precisei de preparar o meu coração para o perdão acontecer, precisei de criar dentro do meu coração o propósito para o perdão e é essa transformação que se dá dentro do nosso coração, que eu chamo santidade. A santidade não é só para o Papa ou para os mártires. A santidade está ao alcance de cada um de nós, muito mais próxima do que julgamos. O segredo está na capacidade em aceitarmos que a transformação aconteça dentro do nosso coração.

Domingo, Se Fores à Missa ……. Ama o Teu Inimigo !

Maf


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Olho por olho e dente por dente’. Eu, porém, digo-vos: Não resistais ao homem mau. Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Se alguém quiser levar-te ao tribunal, para ficar com a tua túnica, deixa-lhe também o manto. Se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. Dá a quem te pedir e não voltes as costas a quem te pede emprestado. Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».


Palavra da salvação.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue