16 março 2011

3040 km

Faço aqui um pequeno relato da segunda parte da viagem à Argentina. Confesso que este é o segundo rascunho que escrevo. No primeiro, que ficou a meio, fazia uma descrição pormenorizada de todos os locais dignos de referência por onde passei. Chegado a meio apercebi-me de que o texto que estava a escrever era uma espécie de livro de viagem, mas em versão de qualidade mais duvidosa. Decidi, por isso, adoptar uma perspectiva diferente. Aqui vai...

Não posso dizer que a segunda parte da viagem tenha sido à Patagónia profunda e inacessível. Passei só pelos pontos obrigatórios e mais turísticos. Pode fazer-se a viagem que fiz, atravessar a Patagónia de cima a baixo, num dia só (para que serve o avião?), em meia-dúzia deles, num mês, num ano ou numa vida. Qualquer que seja o tempo que se gasta, há sempre qualquer coisa para ver, mais algum caminho para seguir. No meu caso tinha só dez dias e, apesar de parecer pouco tendo em conta a extensão total da viagem, chegou para ver paisagens de postal e para conhecer pessoas que só existem em filmes.

Durante o caminho conheci gente que estava em viagem há seis meses, com outros seis em perspectiva. Tive um guia que, debaixo de um sol de 37º, vestia uma camisola e um blusão de penas, tinha uma barba com um ecosistema próprio, e dizia dos animais da reserva que 'the meat is very good, very white, very lean'. Fiz oito quilómetros a pé num parque para ir acampar num sítio que não tinha nada, só uma retrete partilhada por 120 pessoas. Acordei às 4:50 da manhã para 'trepar' até uma altitude de 500 m, no meio de uma escuridão absoluta, iluminado só por uma lanterna de porta-chaves, tudo isto para ver o nascer do sol.

Fui randomly selected na fronteira com o Chile para ir a uma sala responder a perguntas sobre droga, e suspeito que foi só porque o guarda embirrou comigo porque fiz uma festa ao seu cão. Passeei numa ilha com mais de 1500 pinguins. Vi os Andes à minha frente e assisti a um pôr-do-sol em que o mar parecia estar a arder. Percebi que um deserto não tem de ser só de areia, e não é só nas Arábias.

Fiz mais de 3000 km de autocarro, num total de mais de 60 horas. Estive no ponto mais a Sul do planeta, do outro lado da estrada só a Antártida. Cheguei, literalmente, ao fim do mundo.

SdB(III)

3 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o seu texto. Porquê? Porque está maravilhosamente bem escrito, porque tem um humor absolutamente delicioso e porque me lembrou a mesma viagem que fiz em 1994. Obrigada por me fazer lembrar um dos meus países preferidos. pcp

Ana LA disse...

Que delícia. Que imagem, que momentos.
É sobretudo a musicalidade da sua escrita que me encanta. Vá e volte sempre.

arit netoj disse...

Querido Muna,
Também senti essa imensidão grandiosa, essa estranheza tão peculiar, essa beleza esmagadora.
Obrigada por me relembrar uma viagem inesquecível...
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue