20 março 2011

Domingo ……. Se Fores à Missa !

Gosto particularmente deste Evangelho. Talvez porque conheça o dito Monte e, de facto, tal como em Fátima ou em Lourdes ou noutro qualquer local de culto, sente-se um “não sei quê” que nos transporta a outras dimensões e por vezes nos leva às lágrimas. Conhecem a sensação? Lá no cimo do Monte Tabor, o coração parece querer saltar de dentro do peito; será a alta pressão, dirão alguns … será o cansaço da subida, dirão outros ….. será Cristo a fazer knock-knock dentro de mim, pergunto eu? Não sei. Também não sei se esta transfiguração, tal como descrita por Mateus, se passou assim mesmo, se houve realmente um milagre e o rosto de Cristo ficou brilhante como o sol ou se foram os apóstolos que acreditaram ter visto semelhante transformação. Para o caso pouco importa, podemos acreditar ou não, num puro acto de fé. O que me faz gostar deste evangelho são as similaridades deste encontro – Cristo «» apóstolos – com o encontro entre dois amantes. Quem já não amou ao ponto de se transfigurar, em expressão de alegria, ao olhar para o outro ? Quem já não amou ao ponto de querer que o tempo pare num determinado momento e desejar que esse momento se prolongue por toda a vida ? Não falo só do amor-paixão entre homem e mulher, mas também do amor incondicional que dedicamos aos nossos filhos, principalmente nos primeiros meses de vida em que são tão frágeis e indefesos, falo do amor universal pela natureza, do amor pela arte e pela beleza e muitos outros momentos de amor que conseguem deixar-nos em êxtase, como ficaram os apóstolos.

Este momento serve também como ponto de viragem. Serviu para os apóstolos pois, se alguma dúvida ainda tivessem sobre se Cristo era realmente filho de Deus, a voz que se ouviu do céu dissipou-as. E serve para nós pois, quando confrontados com um momento de amor assim, a nossa vida nunca mais deveria ser a mesma. O nosso ideal, a nossa busca, a nossa vida deveria centrar-se nesse caminho, no caminho do amor, o amor sublime, desinteressado, superior. Ok, não o encontramos todos os dias ! Não o encontramos, sequer, todos os anos ! Mas sabemos que ele existe, que está lá, algures, porque já o sentimos. E mesmo que não consigamos voltar a encontrá-lo, não importa, porque o mais importante é sabermos, dentro de nós, que é assim que Cristo nos ama….. desinteressadamente, individualmente, exclusivamente.

Domingo Se Fores à Missa …………. Procura o Teu Grande Amor !

Maf

EVANGELHO Mt 17, 1-9

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra e assustaram-se muito. Então Jesus aproximou-Se e, tocando-os, disse: «Levantai-vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu-lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».


Palavra da salvação.

4 comentários:

Anónimo disse...

João,
É reconfortante ler-te!!
Abr
fq

Anónimo disse...

Maf,
O seu a seu dono, as minhas desculpas!
fq

Maf disse...

fq ... não tem que pedir desculpas, muito pelo contrário, pois considero um elogio ter considerado a minha escrita digna de um post do JdB!
Bj
Maf

Anónimo disse...

Muito bom, maf! De início também achei que estava a ler o JdB.... pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue