10 maio 2011

Duas últimas

Com algumas excepções, sempre me interessei pouco por música étnica. Lembro-me de há muitos anos ter almoçado em Covent Garden, talvez. A fazer-nos companhia próxima, um pombo a debicar migalhas (naquela altura ainda não devotava um ódio visceral ao columba livia) e uma música chinesa. Era uma toada calma, bonita - ainda que diferente das melodias ocidentais. Hoje gostaria de conhecer um chinês para lhe fazer um pedido totalmente pateta: ouve lá, Chop-suey, não me arranjas um disco com o best of musical do império do meio?

Deixo-vos com uma parte da Bulgária. Assoberbado por tarefas que tentam garantir-me uma subsistência ligeiramente acima do limiar mínimo, fui fazer uma investigação sumária quanto às razões desta expressão mistério das vozes búlgaras. Admiti uma explicação perdida na escuridão da história, um ritual tenebroso das zonas mais recônditas da Trácia ou da Moésia, um canto de louvor do campesinato da Macedónia, ou mesmo uma adoração supersticiosa e invernosa no cimo do Musala (2925 metros, para os curiosos...)

A realidade, no entanto, pode ser como um copo de água tombado que esfria o prelúdio de uma sensualidade escaldante. Afinal, é um grupo que existe há pouco mais de 50 anos e que tem como objectivo - e cito - enriquecer a herança da canção folk búlgara com harmonias e arranjos que fazem sobressair os maravilhosos timbres e ritmos irregulares das vozes destas mulheres. Pronto, no fundo é isto - o equivalente feminino ao grupo coral do guadiana de mértola, sem desprimor por ninguém. Quem quiser medievismos sinistros terá de se abastecer noutro estabelecimento. Três minutos e nove segundos de algo diferente.

JdB

4 comentários:

Ana LA disse...

Bom dia JdB.
Temo que esta escolha possa ter sido influenciada por um corte de cabelo.
Não consigo encontrar qualquer semelhança com o grupo coral de Mértola, assim como não identifico qualquer semelhança entre uma tesoura moldava e uma navalha de Figueiró dos Vinhos.
Boa escolha. Para todos os efeitos é vencedora de um Grammy

Anónimo disse...

Gostei.
Um post a benefício da nossa cultura geral!
Abr
fq

Philip disse...

Fantastic. I first heard these voices maybe 25 years ago, with the lead singer Yanka Rupkina. Ethereal. Sort of reminds me of a Gregorian choir. Thanks, PO

Philip disse...

I discovered their "mystery" about 25 years ago, with their lead singer Yanka Rupkina. Wonderful. Ethereal. Reminds me a little of Gregorian chant. Thanks for the memory, PO.

Acerca de mim

Arquivo do blogue