01 maio 2011

Domingo ... Se Fores à Missa !

Hoje é Domingo ...... Dia da Mãe ........ Dia do Trabalhador ....... e também Dia de Missa. Ainda pensei basear o meu Post nessa palavra lindíssima e inesgotável - Mãe; ou então aventurar-me numa dissertação sobre a importância do trabalho na sociedade dos dias de hoje ou a importância do trabalho na vida de um cristão, mas certamente haverá, hoje, quem muito escreva sobre esses dois temas e por isso resolvi reduzir-me à minha insignificância e fazer aquilo para que me “contrataram”, i.e., comentar o Evangelho de Domingo, rsrsr.

É de novo Domingo. Jesus volta a aparecer no meio dos discípulos. Como na aparição de que hoje fala o Evangelho, em cada Missa de domingo Jesus está no meio de nós e leva-nos à fé n’Ele, ressuscitado. Em cada Domingo, de oito em oito dias, Jesus mostra-nos as chagas nas mãos e nos pés, dá-nos o seu corpo e o seu sangue, revela-se através da palavra, mostra-se através do olhar na Cruz. Tudo sinais da Paixão e da Ressurreição. Por isso, o Domingo é o Dia da Ressurreição, primeiro e oitavo ao mesmo tempo, princípio do tempo e já o dia que está para além do tempo, o dia que nos faz participar na vida eterna.

Mas há um (discípulo) que duvida, desconfia, não sabe bem se há-de acreditar ou não. É São Tomé que diz: ver para crer. Acho que a maioria de nós se identifica com S.Tomé. E por isso queremos milagres nas nossas vidas, queremos que as coisas nos corram sempre bem, dizemos que Deus não pode existir com tanta maldade no mundo e com tantas calamidades. Estamos constantemente a testar a existência de Deus, e fazemo-lo num plano racional, comparando coisas incomparáveis. A existência de Deus não se prova, sente-se, vive-se, experimenta-se. São Tomé representa a nossa humanidade a nossa condição humana face à divindade de Deus.

Um Cristão acredita em Jesus Ressuscitado, como Aquele que anda no meio de nós. Não apenas num plano mental ou emocional, como acontece quando morre alguém de quem gostamos e ficamos com essa pessoa no coração, lembramo-nos dela, conversamos com ela e dizemos que essa pessoa, para nós, está viva. Cristo Ressuscitado é mais do que isso, ele actua nas nossas vidas, ele aparece constantemente no meio de nós, mas nós tal como S.Tomé nem sempre estamos preparados para o ver.

Domingo, Se Fores à Missa …… Encontra o Cristo Ressuscitado !

MAF

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto». Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Palavra da salvação.

2 comentários:

marialemos disse...

Lindo MAF!
Obrigada

Anónimo disse...

Que belo encadeamento, Maf. Gostei muito deste seu raciocínio (de todos, aliás). pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue