09 maio 2011

Vai um gin do Peter’s ?

O cinema brasileiro está de volta, no seu melhor, com um título que não fará totalmente justiça à qualidade do filme (assemelhando-se a um sucedâneo dos Rambos) «TROPA DE ELITE 2»(1).

Ao invés do habitual, o «2» consegue superar o «1». O desempenho exímio dos actores corresponde ao profissionalismo e rigor da direcção artística brasileira. O talentoso Seu Jorge também entra, do lado dos bandidos, a liderar o motim na prisão de Bangu 1. Aí assistimos a uma operação de resgate de reféns, onde o Coronel se assemelha ao realizador, criando um filme dentro do filme. O realismo das cenas policiais deve-se ao facto de haver 80 polícias entre os figurantes, além de os actores terem sido treinados em guerra urbana.


O BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) em acção.

O argumento é muito valorizado pela fluidez natural da narrativa, que, sob uma estrutura poderosa, corre ao sabor de uma voz-off lúcida e interpelativa, conseguindo manter uma densidade dramática que estica até à última cena. Um crítico de cinema brasileiro, Marcelo Forlani, sintetizou com humor os méritos da película, classificando-a bastante bem: «‘Tropa 2' continua violento, continua polêmico, continua pingando limão na ferida… e os momentos de alívio cômico só funcionam tão bem porque o restante do filme é bastante recheado de ação e tensão" (post de 6.Out.2010 do site Omelete, onde avaliou o filme com quatro «ovos», num máximo de cinco). O pingar limão na ferida tem o objectivo explícito de despertar o espectador do marasmo comodista em que facilmente pactua com o status quo, por promíscuo que seja. Instiga-o a reagir. De facto, não se sai dali descansado, como se tudo fosse longínquo e estranho ao público… Em sociedades corruptas, o preço da liberdade é especialmente elevado e depende, directamente, da coragem! Quando uma se desvaloriza, a outra cai a pique, por arrastamento. Já o preço da vida é baixíssimo! Só que em democracia, a luta pela liberdade não é obrigação exclusiva dos detentores de cargos públicos. E dela depende a valorização da vida!

Outra súmula lapidar do filme vem do punho de Ricardo Daehn, clarificando o uso algo pedagógico da violência na tela: «‘Tropa de elite 2’ sem dúvida, traz bala no pente, tanto para sacolejar o público quanto para provocar reações adversas. É como se no filme original, Nascimento (o protagonista também na voz-off) ainda frequentasse um jardim de infância na rude trajetória de anti-herói»

O filme resistiu impecavelmente às tentações óbvias: sem excesso de suspense para thriller; sem abusar da agressividade para militares em acção; sem moralismos directos e previsíveis para filme engagé; sem mitificar os heróis possíveis para filme com propósito moral assumido.

A dada altura, a trama dá um passo atrás e lança-se num rumo alternativo (como nos filmes franceses de Alain Resnais «Smoking» e «No Smoking»). Um momento deliciosamente faulkneriano, a sublinhar o impacto de cada acto no curso dos acontecimentos. De facto, é dos pontos fortes de TROPA DE ELITE 2 mostrar o eco longínquo das opções pessoais, quer na vida do próprio, quer num amplo círculo em redor, reverberando com um alcance muito para lá do expectável. Exalta-se, no fundo, o valor maior que é a liberdade, concretizada na intervenção insubstituível do indivíduo.

O realizador arrisca uma espantosa desmontagem cirúrgica das malhas impenetráveis do banditismo. O filme abre com uma declaração prévia inspirada: «Apesar de possíveis coincidências com a realidade, este filme é uma obra de ficção». O enredo situa-se no Rio de Janeiro (Morro Dona Marta em Botafogo), mas é extensível a todos os lugares do planeta onde a dupla poder & dinheiro impera. Pontifica a lei da força, leia-se, das armas. Tudo o mais é irrelevante.

Ironicamente, ou talvez não, sobressai o profissionalismo das quadrilhas comandadas pelo dinheiro – não há chefe mais implacável que o vil metal. Quais direitos adquiridos, quais horas extraordinárias, quais faltas de produtividade, quais aselhices! Quem disse que errar era admissível? Qualquer meliante sabe, como poucos, o preço exorbitante de um passo em falso. O laxismo decadente de uma certa crise do hemisfério Norte é impensável nesse mundo rigoroso do dinheiro. A limpeza étnica e social para eliminar incompetentes e não-alinhados é prática corrente, porque o direito à vida está longe de ser reconhecido. Aliás, qualquer outro dos direitos humanos soa a insustentável luxo burguês. Claro que a longevidade de quem tem porte de arma, no Brasil, é curta, conforme canta a balada final. Mas não, necessariamente, em vão, quando algum rasgo de humanidade consegue irromper nas situações mais radicais: «É na hora da morte que a gente entende a vida», diz uma das personagens. Porque o perfil de cada um recorta-se, com nitidez, pela atitude assumida à hora derradeira.

No topo da hierarquia do poder pululam os políticos, ligeiramente balizados pelos eleitores, e bastante intimidados pelos jornalistas e pequenos grupos de pressão das classes altas. Há um bom exemplo de volte-face, provocado pelos bem pensantes, quando espontaneamente aplaudem determinado alvo a abater, num restaurante selecto do Rio. Depois daquela ovação pública, o futuro negro do proscrito transfigura-se como nos contos de fadas. Mas nem sempre os media e as elites pontificam pelas boas razões... Até porque, não tenhamos ilusões, como avisava Tom Jobim: a realidade brasileira não é para principiantes.

A meio da pirâmide situam-se as forças de segurança do exército, autênticas máquinas de guerra. Na base, acotovelam-se as milícias maltrapilhas das favelas, esforçando-se por sobreviver, sem escrúpulos nem ilusões sobre o futuro.

O português saleroso falado pelos cariocas brilha com uma expressividade difícil de igualar, à parte do jargon pesado dos favelados. De uma simplicidade incrível:

- «Pensaram que eu ia cair pra baixo, mas eu cai pra cima»

- «Telefonou aos ‘direitos humanos’? (…) ‘Che Guevara’ tá entrando sem colete» –referindo-se ao activista anti-sistema, a intermediar na revolta em Bangu.


O “Che” em tolerância zero com as autoridades e hiper compreensivo com os insurrectos.

- «Pro povo, bandido bom é bandido morto»

- «Os chefes do tráfico em Bangu I não foram mortos porque tinham grana para perder.»

- «…se achando a pica das galáxias.»

- «Quem quer rir, faz rir»

- «Que bíblia o quê, isso é novela! Deixa de ser burro.» – óptima radiografia da burrice presunçosa.

- «Vocês engordaram o porco, agora nóis vai assar.» tradução mafiosa e divertida de Um semeia e outro colhe.

- «No Rio de Janeiro, quem quer ser policial tem de escolher: ou se corrompe, ou se omite, ou vai para a guerra.»

- «No Brasil, eleição é negócio. (…) O voto é a mercadoria mais valiosa

- «Governador, seu governo vai dançar!» – acompanhado de passos de samba, num contrapoder cheio de humor.

Retomo o ponto principal: mesmo entre os tiros há espaço (e muito) para um relacionamento humano rico, embora crivado de contradições. Mas exigente e sedento de verdade, porque a precariedade da existência realça a dádiva de vida contida em cada instante. A relação pai-filho, marcada pela dessintonia aparente, tem gestos de uma generosidade comovente. Igual ao desentendimento penoso entre dois grandes amigos, que calhavam ser também dois grandes homens. Haverá acasos? Não será a amizade um reconhecimento óbvio das afinidades, como acreditava Vinicius de Moraes?


Confronto de personalidades e de vidas… Alguém terá de ir ao tapete?

Há, portanto, lugar à lealdade, à verdade até ao limite, sem cedências. Assim o demonstrou Mathias, em vida e na morte, a jornalista Clarinha e vários outros, triturados por um «sistema» cruel. Assim o foram também demonstrando outras personagens em gestos dispersos, em opções corajosas, ao criarem pequenas bolsas de interajuda para potenciar o esforço conjunto em favor da transparência do regime e da defesa dos mais desfavorecidos. De facto, o homem é um ser gregário, enriquecendo-se muito com a colaboração benigna dos demais. Está na senda do velho lema: Ficai apenas com o que é bom de cada pessoa, de cada situação. Sobretudo, não vale a pena desperdiçar energias a massacrar o presente nem a memória do tempo. Mas lá está, a vida exige alguma coragem, daquela interior, sóbria, que não se restringe aos palcos de guerra. Daquela que aceita a realidade e os outros com limitações, sem lhes exigir a perfeição.

Apesar de tudo, não temos de ficar condenados a considerar o homem o pior inimigo do homem (Proudhon), se nos lembrarmos que muito começa por se decidir no nosso coração.

Maria Zarco

(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas, numa Segunda)

_____________

(1) FICHA TÉCNICA

Título original: Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro

Realização: José Padilha

Argumento: José Padilha e Bráulio Mantovani

Produção: Marcos Prado, Malu Miranda

Estúdio: Zazen Produções

Fotografia: Lula Carvalho

Banda sonora: Pedro Bromfman

Duração: 118 min.

Ano: 2010
País: Brasil

Elenco
Wagner Moura (Coronel Nascimento)

Maria Ribeiro (Rosane)

Milhem Cortaz (corrupto Cor. Fábio Barbosa)

Irandhir Santos (activista política Diogo Fraga)

André Ramiro (o eficiente militar André Mathias)

Seu Jorge (bandido Beirada, líder dos revoltosos na prisão Bangu 1)

Sandro Rocha (corrupto Major Rocha)

Tainá Müller (jornalista Clara)

Site oficial: www.tropa2.com.br


2 comentários:

Anónimo disse...

Sempre que te leio, fico com vontade de passar tardes inteiras no cinema! Obrigada pelos teus eloquentes comentários. Bjs. pcp

Anónimo disse...

E se o cinema merece! É das artes espantosas e interpelativas do nosso tempo. Obrig. pelo teu comentário tão querido e positivo. Bjs, MZ

Acerca de mim

Arquivo do blogue