18 dezembro 2011

Domingo …. Se Fores à Missa !


O Evangelho de hoje é um dos meus preferidos. O SIM de Maria.  Maria é a primeira entre os cristãos a comprometer-se nesta grande aventura da fé. Dela nasce a Igreja, morada de Deus no meio dos homens. E tudo começou com um simples Sim. Apesar das dúvidas, apesar do medo e do espanto, da vergonha que iria passar perante a comunidade, ao ficar grávida, apesar da hesitação inicial, ela diz Sim.  E reparem que ficar grávida nem sequer estava nos planos dela, pois estava consagrada a Deus.  Que difícil é aceitar o projecto de Deus para nós, quando esse não é o nosso projecto ! É preciso uma fé muito grande para acreditar que “no matter what” devemos seguir os planos de Deus e não os nossos. 

Deus pede-nos, a cada um de nós, pequenos sins no nosso dia-a-dia. Não precisamos de grandes feitos ou acções fantásticas para sermos  verdadeiros cristãos. O verdadeiro cristão sabe que é nas pequenas coisas, através de pequenos gestos, que o cristianismo se revela. É na persistência e na coerência da sua forma de ser e estar, na alegria que demonstra, no empenho no trabalho, no estar atento e alerta, disponível para Deus e para os outros.  Ser cristão nos dias de hoje, não é mais do que  viver, com coerência, os ensinamentos e os princípios que Jesus nos deixou. Amar a Deus e amar o próximo, sem reservas, sem preconceitos, sem complicações. É olhar à volta e conseguir dizer sim. Este sim que nasce no coração. Este sim que só sai da boca para fora se houver um trabalho prévio de predisposição. É muito mais fácil dizer não, que sim. É muito mais trabalhoso e moroso construir do que destruir. Maria poderia ter dito simplesmente não e a vida dela seguiria normalmente. Mas, ao invés, ela entendeu o projecto de Deus para ela, porque no seu coração existia já a predisposição de agradar a Deus e de confiar n’Ele.  Assim façamos nos também. Abramos o nosso coração e deixemos que Deus actue nele.

Domingo, Se Fores à Missa ……..  Dá o Teu Sim!

Maf

EVANGELHO Lc 1, 26-38
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». 


Palavra da salvação.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue