21 outubro 2012

Domingo ……. Se Fores à Missa !

À hora a que escrevo estas palavras chove copiosamente lá fora e o dia está escuro. Não tenho propriamente um tema que me guie; ao invés, deixo correr a pena, digo, as teclas. Penso no Evangelho de hoje, que é afinal a razão do meu Post, e vem-me ao pensamento um encontro fugaz que tive hoje de manhã e ao qual não dei grande importância. Eram 08h30 da manhã, 5ª feira, em plena Av. Fontes Pereira de Melo, grande azáfama para lá e para cá, carros a subir e descer a avenida, uma ambulância apitando a sirene, pessoas apressadas para os seus trabalhos, uma autêntica dança de gabardines e chapéus de chuva. 

De repente, uma imagem destoa totalmente do cenário. Cruzo-me com um sem-abrigo que por ali deambula, coberto por um cobertor (será pleonasmo ??), o cabelo parece um ninho de ratos; a barba por fazer há 3 ou 4 meses;  o olhar?  triste, azul, transparente;  o andar, cabisbaixo. Num impulso, volto atrás e ofereço-lhe a sandwich que trazia de casa, embrulhada em papel de prata, que tiro da minha mala. O homem arregala os olhos, rasga um sorriso e pergunta “para mim?”, numa pronúncia estrangeira.  Aquele sorriso era contagiante. Acenei com a cabeça e, sem articular uma única palavra, simplesmente, sorri de volta.

Tudo isto não durou mais de 20 ou 30 segundos; segui o meu caminho e não mais pensei no assunto, mas o sorriso aberto daquele homem deu um significado diferente ao meu dia.

Domingo, Se Fores à Missa ………….. Sorri !

Maf


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos



Naquele tempo, Jesus chamou os Doze e disse-lhes:
Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder?
Não deve ser assim entre vós:
quem de entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo,
e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos;
porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».


Palavra da salvação.

2 comentários:

Anónimo disse...

Frequentei o Curso de Cristandade e, a seguir, tinhamos umas reuniões semanais que se chamavam ultreias; um dos assuntos obrigatórios era "momento mais próximo de Cristo".
Que belo momento, o seu.
SdB(I)

Maf disse...

SdB(I), sei bem do que fala. Também eu sou cursilhista :-) E foi exactamente nos Cursilhos que aprendi que "momentos próximos de Cristo" não têm necessariamente de ser coisas fantásticas, como milagres ou visões! Não! Como você diz, e bem, um sem abrigo também traz Cristo dentro dele.
Uma boa semana...
Maf

Acerca de mim

Arquivo do blogue