09 abril 2017

Domingo de Ramos

LEITURA II – Fil 2,6-11

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses

Cristo Jesus, que era de condição divina,
não Se valeu da sua igualdade com Deus,
mas aniquilou-Se a Si próprio.
Assumindo a condição de servo,
tornou-Se semelhante aos homens.
Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais,
obedecendo até à morte e morte de cruz.
Por isso Deus O exaltou
e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes,
para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem
no céu, na terra e nos abismos,
e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor,
para glória de Deus Pai.

***

Abrem-se, com a leitura da Paixão do Senhor (Mateus 26, 14 - 27, 66), os dias supremos, os dias de que derivam e a que conduzem toda a nossa fé. Dias que fazem ainda apaixonar.

Quereis saber algo de vós e de mim? - pergunta o Senhor. - Dou-vos um encontro: um homem na cruz. A cruz é a imagem mais pura e mais alta que Deus deu de si mesmo. E todavia é uma pergunta permanentemente aberta.

E ainda antes do encontro de Jesus houve outro, mas em baixo. Que cinge uma toalha e se inclina para lavar os pés aos seus. Quem é Deus? O meu lava-pés. De joelhos diante de mim. As suas mãos sobre os meus pés.

Verdadeiramente, como Pedro, gostaria de dizer: deixa, para, não faças assim, é demasiado. E Ele: sou como o escravo que te espera, e no teu regresso te leva os pés. Paulo tem razão: o cristianismo é escândalo e loucura.

Deus é assim: é beijo a quem o trai, não quebra ninguém, quebra-se a si próprio. Não derrama o sangue de ninguém, derrama o próprio sangue. Não pede mais sacrifícios, sacrifica-se a si mesmo. É invertida toda a imagem, todo o medo de Deus. E é isso que nos permite voltar a amá-lo como apaixonados, e não como submissos.

A suprema beleza da história aconteceu fora de Jerusalém, sobre a colina, onde o Filho de Deus se deixa pregar, pobre e nu, a um lenho para morrer de amor. Pedra angular da fé cristã é a coisa mais bela do mundo: belo é quem ama, belíssimo quem ama até ao fim.

Compreendeu-o primeiro não um discípulo mas um estrangeiro, o centurião pagão: verdadeiramente este era filho de Deus. Não de um sepulcro que se abre, não de uma fulguração de luz, mas na nudez daquela sexta-feira, vendo aquele homem na cruz, no patíbulo, no trono da infâmia, um verme ao vento, um soldado experimentado na morte diz: verdadeiramente este era filho de Deus. Viu alguém morrer de amor, compreendeu que é coisa de Deus.

Havia por lá muitas mulheres que observavam ao longe. Naquele olhar, luzente de amor e de lágrimas, naquele agarrar-se com os olhos à cruz, nasceu a Igreja. E renasce a cada dia em quem tem para Cristo, ainda crucificado nos seus irmãos, o mesmo olhar de amor e de dor. Que circula nas veias do mundo como uma poderosa energia de Páscoa.

"Do fim", de Jan Twardowski: «Começa da Ressurreição/ Do sepulcro vazio/ Da Nossa Senhora da Alegria/ Então até a cruz se alegrará.../ Não façais de mim uma choramingas/ Diz Nossa Senhora/ Foi assim uma vez/ Agora é diferente/ Começa do sepulcro vazio/ Do sol/ O Evangelho lê-se como as letras hebraicas/ Do fim».


Ermes Ronchi
In "Avvenire"
Trad. / edição: SNPC

Publicado em 06.04.2017

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue