10 janeiro 2019

Duas Últimas

Provavelmente já o referi neste estabelecimento: a minha relação com o ballet moderno é fantástica desde que saiba que música vão tocar. Isto é, não me importo - até posso gostar - da modernidade da dança, mas não consigo gostar da coreografia, por mais fascinante que possa ser, se a música me desagradar. 

Um destes dias vi na televisão uma coreografia de Maurice Béjart sobre (será assim que se diz) a  9ª Sinfonia de Beethoven. Achei fascinante. O primeiro fascínio é este: como é que os dançarinos se lembram da complexidade da coreografia? Fica gravada em imagem e copiam? Se não há partitura nem registo escrito sobre o que devem fazer e quando... E depois, imagino que os dançarinos contam uma história: e que história é essa? O que leu Béjart da última sinfonia de Beethoven?

Deixo-vos com o 2º andamento, porque não consegui encontrar o 3º. Espero que gostem, como eu gostei.

JdB

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue