29 janeiro 2019

Duas Últimas

O que é fado? 

Alerto para a construção da frase na qual omiti propositadamente o artigo definido "o", com o qual se transformaria a pergunta numa sugestão de História do fado. Não sou competente para isso nem pretendo fazê-lo. Interessa-me apenas divagar, em meia dúzia de parágrafos, sobre o que podemos considerar fado, ou apenas genericamente música portuguesa. Até que ponto as alterações - introdução do acordeão, do contrabaixo, da bateria, etc. - são apenas alterações menores ou, pelo contrário, desvirtuam o que é a essência do fado. Pode sempre alegar-se a Amália a cantar Camões ao som do piano de Alain Oulman que, por acaso, já tinha feito a música... Pois é, será por tudo isto que a discussão não tem fim.

Mão amiga - que por acaso está hoje de parabéns - sugeriu-me a música abaixo:



Falamos de fado? O facto de ter um cheiro de Amália e a voz de Camané permite classificar-se esta música como fado? E se ouvirmos Talvez, de Carminho?

 

É um facto que Talvez tem (parece-me) música de autoria de Mário Pacheco, reconhecido compositor e tocador deste género de música. Imaginemos agora que ouvíamos esta mesma música cantada pelo Fausto ou pela Maria de Lurdes Resende, dois músicos que não se celebrizaram por serem fadistas? A classificação como fado seria tão imediata como depois de ouvirmos a interpretação de Carminho, uma reconhecida fadista?

O que é fado? Não sei, e talvez não queira saber, porque assim posso alimentar estas dúvidas inofensivas e que permitem conversar-se. Como lia um destes dias num livro, às vezes, uma pessoa tem de falar para descobrir o que pensa.   

JdB

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Quanto às raízes, não tenho dúvidas... Quanto ao resto, acho que a frase final do seu texto é bastante apropriada. Estas divagações fazem-me lembrar o chamado "fado-canção", protagonizado na altura pelo Carlos do Carmo; depois vieram outros que até consideravam o fado uma canção fascista mas que, anos depois, chamaram a umas coisas que cantam, fado. Pois... se calhar, precisamos mesmo de falar.

JdB disse...

Laurus nobilis,

Obrigado.
A propósito do fado canção (e talvez tenha sido antes do Carlos do Carmo) a Amália diz no Café Luso (e não cito exactamente): "e agora vamos ouvir o fado canção 'Foi Deus'".
Falemos, pois, que nos vamos entendendo.

Acerca de mim

Arquivo do blogue