23 setembro 2014

Duas Últimas

Fruto de algumas estadias no Recife a que motivos profissionais me têm obrigado, diga-se que com gosto, tomei algum contacto com Alceu Valença, cantor popular brasileiro nascido nos confins interiores do estado do Pernambuco em 1946.

Dizem-me colegas meus locais que ele é, hoje por hoje, o maior músico pernambucano, opinião que a ignorância me impede de confirmar ou rebater. Mas assim como gosto da parte nova e marítima do Recife, ou da parte velha da vizinha Olinda, com as suas ruas estreitas e empinadas de casinhas coloridas e as suas igrejas e mosteiros seculares, assim também gosto da música de seu Alceu, para mais contando no caso vertente com o reforço de peso de Carminho.

Já agora, Olinda, o primeiro local onde os portugueses se estabeleceram quando chegaram à zona no século XVI, que foi progressivamente perdendo influência para a zona dos arrecifes, um pouco a sul, de águas mais profundas e fervilhando de crescente actividade comercial. Embrião de uma cidade gigante como é actualmente o Recife, plena de actividades e oportunidades para quem se quiser e souber lançar, ultrapassando a fobia do risco inevitável inerente à empreitada.

Espero que também apreciem a escolha.

fq





1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado pela partilha, que sempre preenche.

Acerca de mim

Arquivo do blogue