07 janeiro 2010

Deixa-me rir...

Voltando à música portuguesa (que tem sido muito relegada para segundo plano….). Hesito entre esta Senhora e a Amália. Não me consigo decidir sobre qual prefiro… mas hoje preferi esta Senhora.

Ficha técnica:

Fadista: Maria Teresa de Noronha
Título: Fado das Horas
Poema: D. António de Bragança
Video: Sem história
Interpretação: 10/10
Sensibilidade: 10/10
Graça, encanto, categoria: 10/10
Simplicidade: 10/10
Capacidade de tocar a alma: 10/10 (embora haja muitos que sejam 10/10)
Ranking dentro dos fadistas: 10/10 (meu ranking, claro) – ex-aequo com o António Mello Correia

Nota: fiquei hesitante entre este fado e o Rosa Enjeitada (talvez ainda melhor pelas extraordinárias, maravilhosas, perturbadoras inflexões de voz). Mas tenho um fraquinho por este fado…




pcp

20 comentários:

Anónimo disse...

'clap, clap, clap'

era o som que saía das suas mãos, enquanto se levantava e pensava para consigo:

- lindo. lindo. lindo.

uma senhora é uma senhora é uma senhora.

e o fado é, por vezes, como a catedral impossível do último império interior.

'clap, clap, clap'


gi.

Maria Ana disse...

PCP...'Esta Senhora' como lhe chamas, era amiga dos meus pais, e tinhamos um disco (45rpm :) ) em casa que estava sempre a ser ouvido.
Assim sendo...levas-te a uma viajem no tempo, e ser pequenina numa casa giante (agora sou grande e gorda numa casa infinitamente mais pequenina!)

outro ponto muito curioso:
eu nunca (nunca!) gostei de fado, achava triste, nostalgico... um verdadeiro antidoto ao Prosac e Xanax - ou seja: a prescrever a quem precisasse de uma depressao.

mas...em Novembro, aqui sentada em Londres, a ouvir a Radio 3 numa manha lindissima, passaram o Alfredo Marceneiro - nao venhas tarde.

e sabes... ADOREI.
Chorei, ouvi com todos os sentidos (e ate com a minha alma) e fiquei arrepiada, com o conteudo, a historia, as emocoes e a musica.

assim se ve que devo estar mesmo a entrar na Men-oh-pausa!!

well done por trazeres a M. T. Noronha

Maria Ana disse...

PCP...'Esta Senhora' como lhe chamas, era amiga dos meus pais, e tinhamos um disco (45rpm :) ) em casa que estava sempre a ser ouvido.
Assim sendo...levas-te a uma viajem no tempo, e ser pequenina numa casa giante (agora sou grande e gorda numa casa infinitamente mais pequenina!)

outro ponto muito curioso:
eu nunca (nunca!) gostei de fado, achava triste, nostalgico... um verdadeiro antidoto ao Prosac e Xanax - ou seja: a prescrever a quem precisasse de uma depressao.

mas...em Novembro, aqui sentada em Londres, a ouvir a Radio 3 numa manha lindissima, passaram o Alfredo Marceneiro - nao venhas tarde.

e sabes... ADOREI.
Chorei, ouvi com todos os sentidos (e ate com a minha alma) e fiquei arrepiada, com o conteudo, a historia, as emocoes e a musica.

assim se ve que devo estar mesmo a entrar na Men-oh-pausa!!

well done por trazeres a M. T. Noronha

Philip disse...

pcp, how would you describe MTN compared to, say, Amalia and Mariza?
Though I don't always follow the lyrics, I love the fado 'sound', the vocal style and portuguese guitarra especially. thx, po

Anónimo disse...

Dear P, I would say that she is a Lady. She sings the fado like a Lady. And she does it with the same feeling and emotion as all others. There's no restraint. But still, you can "see" that she is a Lady. I don't know, that's how I feel. Amália is extraordinary, she was the Maria Callas of the fado (but there are other amazing opera singers...). Mariza is not my thing, really... hope I was clear enough. Thks for asking. Bjs pcp

marialemos disse...

True PCP. I don't know if she performed in public very often - don't think she did. I know that she usually sang the fado surrounded by friends & family in special evenings. It was considered an honour to be invited.
So you see PO this has nothing to do with Mariza or Amalia. It's kind of being in the sacred place GI mentioned before.

marialemos disse...

Sorry PCP I've forgotten to tell you - loved it!

Anónimo disse...

I know, marialemos, she performed very seldomly. At least that's what I heard. But what a privilege to be there when she sang. So glad you liked my choice. Hope you like my next choice. It's kind of crazy!

Gi - loved the sound of your clapping...

Maria Ana - what can I say? You're ... special. Specially crazy!!!

Bjs to all. pcp

Anónimo disse...

Que eu saiba o Marceneiro nunca cantou "não venhas tarde".
Quem cantava era o Carlos Ramos. SdB(I)

Maria Ana disse...

Ah, senhor/senhora(?) anonimo SdB...esta sua informacao é crucial, pois claro que eu nunca mais ia encontrar o fado (parece coisa do destino, nao é?)! Ainda bem que está aqui e que me deu a chave do misterio. Vou ja contactar a BBC para interrogarem a senhora locutora, acho que ela tambem deve saber a verdade! Veja a minha angustia durante as ultimas semanas sempre a procura de um fado...que nao podia ser encontrado. Obrigada...Obrigada...Obrigada... (ler como se fosse a Amalia a agreder ao publico, com aquela voz...)

Maria Ana disse...

uma nota curiosa: neste blog a maioria das pessoas nao parece serem pessoas...sao todos anonimos (por exemplo os AA e NA tambem sao anonimos, mas teem caras e nomes - so nao teem apelidos, isso e que nao levam para as salas). Faz-me muita impressao andar a chamar PCP, PO, PPd... é que parece que estamos num debate politico (os partidos tambem sao mais ou menos anonimos e apresentam-se com ciglas - mas na realidade ninguem sabe mesmo mesmo quem esta por traz). Pronto...era so um desabafo porque uma grande amiga esta sempre a pedir-me para vir a este blog, e eu adoro comunicar com pessoas...e anonimos que tenham caras e primeiros nomes! Um fantastico dia para voces e agora vou trabalhar... nao venhas tarde...la, la, la....

JdB disse...

Maria Ana: como editor e dono deste estabelecimento cabe-me o gosto de responder ao seu último comentário. Podia dizer que é uma marca distintiva, uma caminhada segura no desenvolvimento da marca "Adeus, até..." (a sua experiência diz-lhe que é uma boa estratégia?). Mas, de facto, estas siglas nasceram sem razão aparente. Um capricho do destino, uma tradição que se mantém por um desejo inconsciente de nada. Resta-me a certeza de que as suas ligações já lhe permitiram identificar a maioria dos bloguists residentes. Sabendo um "who's who dB" sabe-se logo muito...
Volte sempre, Maria Ana sem sigla, com o Carlos Ramos ou com o Marceneiro. Porque ambos deverão ter ouvido a súplica do não venhas tarde... É isto, no fundo.

Anónimo disse...

PCP,
Não podia ter escolhido melhor!
Soberba escolha!
fq

Maria Ana disse...

Ola JB!
muito rapido porque estou cheia da trabalho na mesa.

Obrigada pela resposta, mas nao precisava explicar! (agora fiquei a sentir como se entrasse em sua casa a perguntar porque é que os quadros estao todos na parede, ou os pratos arrumados num armario...:) que coisa mais mal educada!

eu so enviei o comentario porque nao faco mesmo ideia quem sao voces. A serio! conheco as duas pessoas que escrevem 'deixa-me rir' e nunca perguntei quem sao os outros - ora se sao anonimos, porque é que eu iria perguntar quem sao? é so que a mim que faz confusao estar num blog em que nao se ve quem escreve... lembra aquelas conversas cruzadas em linhas telefonicas antigas - acidentalmente tinhamos acesso a vozes de pessoas que partilhavam segredos domesticos (nunca nunca nunca politicas, ou corporate!)que ate eram completamente irrelevantes ao intruso... e nos estavamos a ouvir tudo!

se é uma boa estrategia para a marca?
pelos 20 livros e investigacao que fiz sobre social networks nos ultimos 3 meses... como principio nao é muito boa estrategia, mas pode ser, dependendo das intencoes da marca (por exemplo se estiver a pensar criar um grupo virtual de anti-poder aos partidos politicos até pode ser optima estrategia, porque assim ficam todos baralhados quando alguem ler que agora o PCP esta completamente virado para o Fado e ainda por cima com interesse em promover a elite de classe alta, como os Noronhas... nao era uma bomba? eh eh.

Bem podemos falar sobre branding em privado, nao é tema para aqui, certo!? (deve ate ser muito chato para quem esta a ler isto e nao quer saber nada de questoes branding...) Mas posso dar o meu contacto!

bom fim de semana para voces!
aqui estamos trancados em casa com neve ... um gelo!

bem - asism fica tudo dito

Anónimo disse...

Maria Ana, para mim, é tão anónimo como pcp gi etc.
Eu sou SdB(I) talvez porque convivi muito com o Alfredo Marceneiro que volta e meia dizia:lá estás tu armado em saliente.
Se quizer alguma coisa sôbre fado pode sempre contar comigo. SdB(I).

Anónimo disse...

MA, sorry i mean Maria Ana, it's always good to talk, and talk, and... um...... Al Zeimer (A-Z)

Anónimo disse...

Meu Deus, já percebi que a solução para ter comentários sem fim é postar fado e pedir à Maria Ana que intervenha! Obrigada/thank you all!!!! pcp

Maria Ana disse...

SdB Pois claro, e esse é que é o ponto do anonimato, por exemplo nos grupos como NA: as pessoas sao anonimas, teem nomes e teem caras. assim essa combinacao - desligada da arvore geneologico (ou as suas raizes de arvores genio-ilogicas, como eu!), do trabalho, da zona aonde vivem, etc, sao pessoas (vs. acronimos, partidos politicos, etc) teem uma cara e um nome, e quando escrevem, teem uma opinao, uma atitude, um gosto...

ahhh... A-Z está fantastic!
good to talk and talk, mas eu tenho que ir - que aqui nao se ganha o pao, nem o que o diabo amassou!

Maria Ana disse...

Nada disso PCP, o que tu nao vez pode ate ser mais importante...por exemplo se fazes um post lindo, poetico que toca a pessoa que le, nao provoca comentarios, mas faz alguem sentir-se melhor, tem mil vezes mais impacto do que montes de comentarios que podem ser superficiais manifestacoes de... de que?

Maria Ana disse...

sorry... queria escrever - o que tu nao ves (de ver)!

Acerca de mim

Arquivo do blogue