28 novembro 2010

Domingo …… Se Fores à Missa !

Hoje é o primeiro domingo do Advento, o tempo de preparação para o Natal. No Domingo passado, o Evangelho de S.Mateus, tão ricamente comentado pelo meu querido colega JdB, parecia dar-nos a entender que se mudássemos à ultima da hora, se nos arrependêssemos à hora da morte, Deus nos amaria e salvaria de igual modo. Ora, de facto, uma leitura tirada do seu contexto ou do enquadramento que o Evangelista pretende dar, pode ser de difícil interpretação ou mesmo de interpretação errónea. Por isso, o Evangelho de hoje, como que “numa cena dos próximos episódios” vem dizer-nos que devemos estar preparados e vigilantes a toda a hora, porque a qualquer momento podemos encontrar-nos com Jesus e não o vermos. Não se trata, obviamente, de um encontro físico, algo paranormal ou miraculoso, mas sim o encontro com Jesus no Outro (os pobres, os aflitos, os que sofre de solidão, os perseguidos; os nossos familiares mais chegados, os amigos, os colegas de trabalho). Já tentaram realmente ver Jesus no Outro ? É tão difícil. Conseguir ultrapassar todas as barreiras pessoais, sociais e preconceituosas, ver para além do aspecto físico, para além dos preconceitos, perdoar e esquecer o mal que o outro nos fez e vê-lo, unicamente, como nosso irmão em Cristo. “O caminho faz-se caminhando”, dizia o grande poeta castelhano António Machado. E eu acrescento a vida faz-se vivendo. E também a nossa vida de cristãos faz-se vivendo o dia a dia, atento às pequenas coisas, atento aos outros, porque Cristo está nos outros, tal como está em mim.

Domingo Se Fores à Missa …………..Está atento !

Maf

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.

Palavra da salvação.




1 comentário:

Anónimo disse...

Fantástico! Não podia estsr melhor. Obrigada, MAF. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue